Censos 2011

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou os resultados preliminares dos Censos 2011 (comprometendo-se a difundir os resultados provisórios no 1º trimestre de 2012 e os definitivos no 4º trimestre de 2012).

Ficámos a saber que:

  • Somos 10 555 853 residentes,
  • Constituímos 4 079 577 famílias e
  • Dispomos de 5 879 845 alojamentos em 3 550 823 edifícios.

 

Nestes resultados preliminares, o INE disponibilizou cinco indicadores estatísticos (população residente, população presente, famílias, alojamentos e edifícios) até ao nível da subsecção estatística.

A informação a nível geográfico de freguesia é divulgada sob a forma de cartogramas que reflectem as variações da população face aos Censos anteriores.

Com a ajuda de um software em OpenSource (http://mapas.ine.pt/map.phtml) – poderá gerar um conjunto de suportes cartográficos contendo informação atualizada sobre a delimitação administrativa e estatística, ou seja, a divisão das freguesias em secções estatísticas de recenseamento e estas em subsecções estatísticas identificadoras de lugares ou partes de lugar (nas zonas rurais) e de quarteirões (nas zonas urbanas).

Através da análise dos quadros de apuramento, nomeadamente o Índice de Quadros e o Ficheiro Síntese 2011, disponíveis no documento Programa de difusão dos Censos 2011 poderá verificar qual a informação estatística que vai ficar disponível nos resultados definitivos.

Importa ainda salientar que o acesso às estatísticas oficiais é gratuito, salvo se exigir tratamento adicional da informação. Neste caso, o INE desenvolveu um Protocolo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com o objetivo de facilitar o acesso dos investigadores à informação estatística que não foi divulgada, pela sua especificidade ou por corresponder a um maior nível de desagregação, nomeadamente para o desenvolvimento de trabalhos de investigação e para a elaboração de teses de Mestrado e Doutoramento.

Assim, os investigadores interessados poderão pedir a sua credenciação junto do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI) onde obterão todas as informações necessárias, para obterem de forma gratuita a informação pretendida.

Para mais informações consulte o site do INE ou procure o apoio especializado dos técnicos da Biblioteca, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, para a realização de pesquisas e localização de informação.