Numa estante perto de si… Moonwalking with Einstein: the Art and Science of Remembering Everything

“Our culture constantly inundates us with new information, and yet our brains capture so little of it. (…)What would it mean to have all the otherwise-lost knowledge at my fingertips?” (FOER, 2011, p. 7).

Durante a evolução cognitiva do ser humano, o cérebro foi sendo treinado para lembrar informação pertinente (como construir uma fogueira, que alimentos são venenosos, a morada de casa…), mas atualmente a quantidade de informação com que temos de lidar é muito superior.
No século XIX o psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus descobriu que, em situações normais, somos vítimas da chamada “curva do esquecimento”: na primeira hora após a memorização, 50% é esquecido, mais 10% após o 1º dia e 14% após 1 mês. Segundo o autor deste livro, desperdiçamos cerca de 40 dias anualmente a compensar por esquecimentos.
Este livro contribui não só para a perceção da história cultural da memória e dos processos cognitivos inerentes à memória, mas também para o aperfeiçoamento de metodologias de treino da memória.  

» » Localização: ACR-102 (American Corner, 4º piso da Biblioteca UA)
» » Ver registo completo no catálogo bibliográfico   
» » Ver mais informações no website do editor: The Penguin Press