Frederico de Freitas : do fado à música erudita

Para assinalar os 110 anos do nascimento do compositor Frederico de Freitas, a Biblioteca da UA, em parceria com o Departamento de Comunicação e Arte e o INET-MD, realiza a exposição intitulada – Frederico de Freitas: Do fado à música erudita -, cuja curadoria é da responsabilidade da Dr.ª Helena Marinho. Estará patente na sala de Exposições Hélène de Beauvoir da Biblioteca da UA , de 15 de novembro a 19 de dezembro.

A exposição, cuja inauguração se realiza no próximo dia 15, às 17 horas, com a presença do Reitor da Universidade, tem como objectivos dar a conhecer a vida e a obra do compositor e, paralelamente, promover e divulgar o importante espólio que faz parte do acervo dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia (SBIDM), enquanto património da Universidade.

O espólio do compositor Frederico de Freitas foi doado à Universidade de Aveiro pela filha do compositor, Dra Elvira de Freitas, e teve um primeiro tratamento documental financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, através do projecto “Recuperação, tratamento e organização de acervos documentais”, a que os SBIDM se candidataram, em 2010.

Este espólio é composto por um vasto conjunto de partituras, algumas inéditas, programas de espectáculos, artigos de imprensa (jornais, revistas), gravações, cartazes, fotografias, correspondência e manuscritos e representa uma grande oportunidade para o desenvolvimento e investigação na área da música, para docentes e investigadores da UA, assim como para investigadores e especialistas de outras instituições nacionais ou estrangeiras. Desde a sua integração, na Biblioteca, foi alvo de mais de uma dúzia de pedidos de consulta, quer por investigadores da UA como de externos.

O estudo deste espólio encontra-se, agora, enquadrado no Projeto de Investigação “Imagens da Terra e do Mar: Frederico de Freitas e a música na cultura portuguesa do séc. XX” (PTDC/EAT-MMU/118753/2010), financiado pela FCT.