Mar das especiarias

mar de especiariasMar das Especiarias é o relato de uma fascinante viagem que o autor, Joaquim Magalhães de Castro, efectuou por algumas das ilhas da Indonésia em busca da herança lusa, quase quinhentos anos depois de os primeiros portugueses terem chegado às ilhas Molucas.

O resultado da sua investigação/aventura, feita de encontros incríveis com um Portugal dos séculos XVI e XVII, encarnado nos inúmeros Da Gomes, Da Silva, Dacosta, Monteiro e outros luso-descendentes, no significativo património arquitectónico, se bem que em ruínas, e no extenso léxico ainda em uso por algumas populações, é apresentado através de uma narrativa simples e fascinante que consegue prender o leitor da primeira à última página, quase de um só fôlego. No fim, desejar-se-ia que o livro tivesse muitas mais páginas, para o autor nelas ter podido narrar os episódios das suas aventuras aos lugares e ilhas que ainda ficaram por visitar.

Mar das Especiarias é assim uma obra que assume verdadeira importância na divulgação do nosso património colectivo, sendo por isso merecedora de um lugar em qualquer biblioteca universitária.

Mar das especiarias é o terceiro livro de Joaquim Magalhães de Castro, jornalista independente, fotógrafo e investigador da História da Expansão Portuguesa. Colabora extensivamente na imprensa de Macau e na de Portugal, em revistas como UP, Tempo Livre, Notícias Sábado e Volta ao Mundo.
É também autor dos livros «Os Bayingyis do Vale do Mu – Luso Descendentes na Birmânia» (2001) e «A Maravilha do Outro – No Rasto de Fernão Mendes Pinto» (2004), e dos documentários televisivos «A Outra Face da Birmânia» (2001) e «Dund – Viagem à Mongólia» (2004).

Para reforçar o conhecimento deste período da expansão portuguesa nesta parte do mundo, recomenda-se a leitura de Tratado das Ilhas Molucas, Peregrinação de Fernão Mendes Pinto e Tratado dos Descobrimentos de António Galvão existentes na biblioteca da UA, com as seguintes cotas:946.9H.717; 869.0.09IIH.121; 946.9H.714.

O Mar das Especiarias encontra-se no Piso Humanidades com a cota 946.9H107.