UA recebe 2º Encontro de Bibliotecas de Ensino Superior

http://www.bad.pt/2encontrobes/

O 2º Encontro de Bibliotecas de Ensino Superior realiza-se no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro (UA) nos dias 6 e 7 de junho, sob o lema “Partilha, Criatividade e Engenho”. Trata-se de uma iniciativa do grupo de trabalho de Bibliotecas de Ensino Superior da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas em colaboração com os Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da UA.

Integram o programa um conjunto de workshops que procuram responder às “tendências e desafios nas bibliotecas de ensino superior” que estarão em debate durante o encontro.

O evento terá um espaço dedicado à apresentação de ideias inovadoraspartilha de experiências com sucesso e boas práticas sob a forma de Pecha Kucha (20 imagens em 20 segundos).

O segundo dia inclui grupos de trabalho que vão agregar pessoas com interesses comuns e que vão funcionar como espaços de discussão e reflexão temática. Estes grupos de discusão temática têm como objetivo possibilitar dinâmicas de participação ativa que procurem dar resposta aos desafios que se colocam às bibliotecas de ensino superior em Portugal.

Este encontro pretende ser um fórum de debate e aperfeiçoamento técnico e científico para todos os profissionais que desenvolvem a sua atividade em bibliotecas e serviços de informação e documentação das instituições de ensino superior em Portugal.

Outro dos objetivos é promover dinâmicas de trabalho, reflexão e formação para conhecer e explorar as tendências atuais nos processos de descoberta, acesso e uso da informação no contexto da aprendizagem e investigação.

Potenciar e valorizar novas ideias e boas práticas que inspirem e ajudem na definição de novas linhas de trabalho e perspetivar e refletir sobre os desafios e futuros cenários de intervenção e trabalho para as bibliotecas de ensino superior em Portugal, sãotambém finalidades destes dois dias de debate.

Pretende-se ainda com este encontro reforçar e incentivar redes de instituições e partilha de experiências que desenvolvam a cooperação entre bibliotecas e profissionais e promover e dinamizar a atualização de competências e de métodos de trabalho dos profissionais.