Screen Shot 2014-06-11 at 13.10.06Decorre no dia 18 de junho de 2014, das 14h30 às 16h15 na Sala de Atos da Reitoria da UA uma sessão de esclarecimento destinada aos investigadores sobre as diretrizes da Comissão Europeia para o Acesso Aberto à informação científica no âmbito do programa quadro Horizonte 2020. A entrada é livre.

A sessão de esclarecimento “Open Access no Horizonte 2020: diretrizes da Comissão Europeia para o Acesso Aberto à informação científica” é da responsabilidade do Secretariado Nacional do Acesso Aberto da infraestrutura OpenAIRE – www.openaire.eu – Gabinete de Projetos dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho e dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro.

Programa da sessão:

14h30 – 15h – Open Access na Europa: desenvolvimentos recentes das políticas dos financiadores de ciência, Eloy Rodrigues – Universidade do Minho

15h-15h30 – Diretrizes para o Acesso Aberto aos resultados da investigação financiado no âmbito do Horizonte 2020 e 7º PQ, Pedro Príncipe – Universidade do Minho

15h30-16h – RIA, depósito e integração com outros sistemas, Bella Nolasco – Universidade de Aveiro

16h-16h15 – Questões

As políticas Europeias em prol do Acesso Aberto aos resultados da investigação científica têm tido consideráveis desenvolvimentos nos últimos anos. Recentemente, a Comissão Europeia apresentou as diretrizes que estabelecem o Open Access como como princípio geral no programa quadro Horizonte 2020, regulamentando o Acesso Aberto aos resultados dos projetos com financiamento da Comissão Europeia. O novo modelo de contrato de subvenção para todos os projetos estabelece no artigo 29 uma obrigação geral de disseminação Open Access dos resultados dos projetos, indicando explicitamente que cada beneficiário deve depositar uma cópia de todas as publicações científicas, com revisão por pares que sejam respeitantes aos resultados do projeto, num repositório e assegurar o acesso aberto (gratuito e na internet para qualquer utilizador) logo que possível e no limite até seis ou doze meses após a publicação.

Esta sessão de esclarecimento do Secretariado Nacional do Acesso Aberto da infraestrutura OpenAIRE – www.openaire.eu, tem como objetivos:

1) apresentar as linhas orientadoras das políticas de Acesso Aberto para a investigação financiada no quadro da Comissão Europeia;

2) especificar os requisitos que os investigadores e coordenadores de projetos devem seguir para a adequada aplicação das diretrizes de Open Access no H2020 e 7º PQ e serviços disponíveis na infraestrutura OpenAIRE.

Mais informações: sbidm-biblioteca@ua.pt .

cartaz do dia 18.