Concerto de Natal na Biblioteca da UA

poster natal 2014A Biblioteca e o American Corner da UA, com o patrocínio da Embaixada dos Estados Unidos da América, dedicam a todos os seus utilizadores um concerto de Natal com o grupo coral Voz Nua, a realizar na Biblioteca, no dia 18 de dezembro, às 17h00.

Voz Nua é um Coro de Câmara Misto, que ensaia no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, sob a direção de Aoife Hiney. É um grupo heterogéneo que reúne cantores de varias nacionalidades residentes em Aveiro. O nome, uma combinação da língua portuguesa e da língua gaélica, representa a diversidade cultural do grupo. Em gaélico, a palavra ‘nua’ significa novo, fresco e puro. Em português a mesma palavra significa despida. Na criação do nome deste projeto foi considerada a polissemia da palavra como metáfora do repertório e dos objectivos do coro. Desta forma, por Voz Nua pode ler-se ‘voz pura’ ou ‘voz sem instrumentos’.

A maestrina do coro, Aoife Hiney, concluiu o Mestrado em Música (Performance – Direcção Coral) na Universidade de Aveiro, um Honours Degree em Educação Musical no Trinity College, Dublin, Irlanda, e um Graduate Diploma em Educação Musical no Conservatory of Music and Drama (Dublin Institute of Technology). Participou em vários cursos de direcção na Irlanda, no Brasil, na Hungria, em Portugal e em Espanha. Actualmente frequenta o Doutoramento em Música na Universidade de Aveiro.