Visita de estudo da escola EB1 Vera Cruz

No passado dia 6 de março a biblioteca da UA recebeu três turmas de alunos do 4.º ano de escolaridade pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Aveiro. O objetivo desta visita foi dar a  conhecer a alunos e professores equipamentos e recursos de apoio disponíveis para utilizadores cegos e com baixa-visão, ao mesmo tempo que se sensibilizava e alertava para a temática da deficiência visual.

A visita de estudo contemplou quatro dinâmicas:

• Conhecer a bengala para cegos com ultrassons

O professor José Vieira do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática esteve presente na Sala de Exposições Hélène de Beauvoir da Biblioteca para apresentar  o recente projeto de investigação para  ajudar pessoas com deficiência visual.

Demonstração da bengala ultrassons

• Tecnologias de apoio para utilizadores cegos

Conheceram-se equipamentos e software para utilizadores com dificuldades visuais, como a impressão em Braille e a leitura de conteúdos através de uma linha Braille.

Demonstração de equipamentos para utilizadores com deficiência visual.

• À conversa com Ana Sofia Teixeira

Momento para conhecer e colocar uma série infindável de questões à aluna quase cega da UA, Ana Sofia, relacionadas com o seu percurso académico e a sua vida pessoal.

Conversando com a aluna Ana Sofia

• O dia a dia de um trabalhador cego

Oportunidade para conhecer in loco o trabalho desenvolvido diariamente pelos colegas Jorge Anjos e Carlos Pereira no Centro de Atendimento Geral (CAGE).

Conversando com Jorge Anjos e Carlos Pereira

+ fotos do evento encontram-se disponíveis em http://fotos.ua.sapo.pt/biblioteca/playview/20