Creating Learning Communities in the Classroom

O American Corner e o Departamento de Educação da Universidade de Aveiro promovem a palestra “Creating Learning Communities in the Classroom”, que conta com a participação de Kathleen Graves, Professora da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos e a apresentação de António Moreira, Professor no Departamento de Educação da UA.

Kathleen Graves

A palestra tem como temas o ensino de línguas, a sala de aula de língua, desafios para novos curriculos e a formação dos professores. Destina-se à comunidade académica e ao público em geral.

Tem lugar no Anfiteatro Prof. João Evangelista Loureiro (18.1.8) do Departamento de Educação, no dia 28 de abril, das 15h às 16h30.

Numa comunidade de aprendizagem existem diferentes capacidades, competências e interesses, que interagem para definirem e atingirem objetivos comuns. Por oposição, na aula de ensino de línguas, os objetivos são geralmente determinados pelo programa curricular. As tarefas são definidas de forma que os alunos possam praticar e aprender a língua. O sucesso desta aprendizagem depende da maneira como o aluno cumpre esse programa. Uns conseguem, outros não.

Nesta apresentação será considerada uma variedade de exemplos na sala de aula que permitem explorar os processos e desafios na criação de tais comunidades.

Sobre Kathleen Graves
Kathleen Graves é Professora Associada de Prática Educativa na Escola de Educação da Universidade de Michigan, nos EUA. Ensinou inglês em Taiwan, nos Estados Unidos, Japão e no Brasil, contribuindo para a renovação curricular e educativa dos professores de línguas em muito países. A sua investigação centra-se no apoio ao desenvolvimento profissional dos professores como chave no sucesso da reforma educativa e curricular. Kathleen Graves está interessada em ajudar os professores a pensar os currículos e desenvolver práticas reflexivas tanto individuais, como colaborativas. É autora de dois livros – Teachers as Course Developers (Cambridge University Press) e Designing Language Courses: A guide for Teachers (Heinle Cengage), e co-autora dos livros didáticos para estudantes de língua inglesa – East West (Oxford University Press) e ICON (McGraw-Hill), entre outras publicações.

Mais informação sobre Kathleen Graves – http://www.soe.umich.edu/people/profile/kathleen_graves/.

Livros da autora que podem ser encontrados na Biblioteca da UA:

As inscrições devem ser enviadas por email para soliveira@ua.pt.

Mais informação:
Sandra Oliveira