O American Corner traz à UA o professor da Blair School of Musicology da Vanderbilt University, dos Estados Unidos da América. Gregory Barz será um dos principais oradores do Post-in-progress: 3º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança e estará na sessão de abertura dia 9 de dezembro, às 10h30, no auditório da Reitoria. “I Don’t Think We Are Safe Around You’: Queering Fieldwork in Ethnomusicology” é o título da sua intervenção.
Gregory Barz é investigador no domínio da etnomusicologia médica e fez pesquisa de campo na África-subsahariana, tornando-o numa referência a nível mundial para investigadores e estudantes que realizam trabalho de campo nas áreas da medicina e educação, sociologia e estudos culturais.
Gregory Barz vem à UA a convite do American Corner, no âmbito do Post-in-progress: 3º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança (http://postip.web.ua.pt/) onde será um dos principais oradores. O Forum Post-in-progress é organizado pelo Instituto de Etnomusicologia (INET-MD) e pelo Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da UA e decorre em Aveiro, entre os dias 9 e 11 de dezembro de 2015. Está aberto a todos os estudantes de pós-graduação ou investigadores que ainda não tenham obtido o grau de doutor.
Sobre Gregory Barz
Gregory Barz é investigador no domínio da etnomusicologia médica e fez pesquisa de campo no Uganda, Ruanda, África do Sul e Tanzânia. Fez o doutoramento na Universidade de Brown e mestrado na Universidade de Chicago. Foi cantor de ópera e atualmente é professor de etnomusicologia e antropologia na Blair School of Music da Vanderbilt University.
Recentemente foi nomeado Alexander Heard Distinguished Professor na Vanderbilt University.
O seu mais recente livro é uma co-edição intitulada The Culture of AIDS in Africa: Hope and Healing in Music and the Arts, publicada pela Oxford University Press. O livro Queering the Field: Ethnomusicology and the Queer Gaze, do qual é co-editor, será publicado brevemente pela mesma editora. Na monografia Singing for Life: HIV/AIDS and Music in Uganda (2006) aplica os fundamentos da etnomusicologia médica ao estudo da prevenção do VIH na África Oriental. O seu livro Music in East Africa: Experiencing Music, Expressing Culture foi também pulicado pela Oxford University Press. É co-editor das duas edições de Shadows in the Field: New Perspectives for Fieldwork in Ethnomusicology (Oxford). Produziu 4 CDs e um filme documentário e foi nomeado para um Grammy na categoria Best Traditional World Music como produtor do CD Smithsonian Folkways, Singing for Life: Songs of Hope, Healing, and HIV/AIDS in Uganda.
Bibliografia do autor
Pesquisada na base de dados SCOPUS (http://www.acopus.com), por autor (Barz, G.) e a partir de 2010.
Barz, G. (2010). Soundscapes of disaffection and spirituality in Tanzanian kwaya music. World of Music, 52(1-3), 204–228. Retrieved from http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84855323889&partnerID=tZOtx3y1
Barz, G. (2011a). Encountering African music in history and modernity. In The Cambridge History of World Music (pp. 637–660). Retrieved from http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84923525172&partnerID=40&md5=3567c9b6aa03bc8bc315c0fa18b98b9e
Barz, G. (2011b). Interlude: Singing for Life: Songs of Hope, Healing, and HIV/AIDS in Uganda. In The Culture of AIDS in Africa: Hope and Healing Through Music and the Arts. Retrieved from http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84938545353&partnerID=40&md5=9e75291575134f770d61fb4841e58a01
Barz, G. (2012). The Performance of HIV/AIDS in Uganda: Medical Ethnomusicology and Cultural Memory. In The Oxford Handbook of Medical Ethnomusicology. Oxford University Press. Retrieved from http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84925046268&partnerID=tZOtx3y1
Barz, G., & Cohen, J. (2011a). The Culture of AIDS in Africa: Hope and Healing Through Music and the Arts. The Culture of AIDS in Africa: Hope and Healing Through Music and the Arts. Retrieved from http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84901074610&partnerID=40&md5=42b06a831c2e8d0e56d4283d30b8a68a
Barz, G., & Cohen, J. M. (2011b). Interlude: “Let’s Get Together.” In The Culture of AIDS in Africa: Hope and Healing Through Music and the Arts. Retrieved from http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84938545240&partnerID=40&md5=cb7b5b999f96e9024bf499e23bd072d9
Barz, G., & Cohen, J. M. (2011c). Introduction: The Culture of AIDS: Hope and Healing Through the Arts in Africa. The Culture of AIDS in Africa: Hope and Healing Through Music and the Arts. Retrieved from http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84938532484&partnerID=40&md5=0f98ed097fb04f387ac76ed0a41e1466
Barz, G., & Liu, G. C. (2011). Positive Disturbance: Tafash, Twig, HIV/AIDS, and Hip Hop in Uganda. In The Culture of AIDS in Africa: Hope and Healing Through Music and the Arts. Retrieved from http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84938508800&partnerID=40&md5=5b59490c998d7f5e5bf0c90affd63a3b
Barz, G., & Wandera, V. (2011). Interlude: Interview with Volset Youth Drama Group. In The Culture of AIDS in Africa: Hope and Healing Through Music and the Arts. Retrieved from http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84938495245&partnerID=40&md5=22e19f11076c607332462f621b8dd9bc
Koen, B. D., Barz, G., & Brummel-Smith, K. (2012). Introduction: Confluence of Consciousness in Music, Medicine, and Culture. The Oxford Handbook of Medical Ethnomusicology. Retrieved from http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84925115752&partnerID=tZOtx3y1