WORKSHOP |Developing Effective Professional Skills as a Means of Improving Student Success

image004No próximo dia 11 de março, das 09h30 às 12h30, no Auditório Mestre Hélder Castanheira (Livraria da UA), tem lugar o workshop “Developing Effective Professional Skills as a Means of Improving Student Success”, com o Peter Shull, Professor de engenharia na Pennsylvania State University. A apresentação está a cargo da docente Elizabete Costa, do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica e está aberto a toda a comunidade académica. Esta é mais uma iniciativa do American Corner da UA.

Os professores constituem um marco importante no estímulo e no desenvolvimento do desempenho dos alunos, quer na vida académica, quer na futura vida profissional. A otimização da prática docente deve assentar em estratégias pedagógicas ativas, que deveriam ser usadas com mais frequência pelos docentes do Ensino Superior.

Os professores precisam de múltiplas alternativas aos padrões já existentes, para atingir alunos de diversos backgrounds, através de métodos de ensino que permitam o estímulo à construção do próprio conhecimento, fazendo o aluno sentir-se um elemento integrante, ativo e responsável pela sua aprendizagem, induzindo a reflexão e a exploração das suas próprias capacidades e o desenvolvimento de novas formas de agir.

Neste workshop, o Prof. Peter Shull vai apresentar exemplos práticos de ferramentas e técnicas específicas, aprovadas e testadas pela sua longa carreira nesta área, de forma bem-sucedida.

Estas técnicas são aplicadas nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), e proporcionam aos docentes a possibilidade de promover modelos educativos que atendam aos desafios pedagógicos atuais do Ensino Superior, contribuindo para o sucesso académico e profissional dos seus alunos.

As técnicas STEM permitem que o aluno desenvolva competências profissionais eficazes, através de métodos altamente envolventes, contribuindo para uma aprendizagem ativa. Desenvolvem um conjunto de competências transversais às várias disciplinas envolvidas, tais como a capacidade de comunicação interpessoal, de comunicação perante audiências, de trabalho em equipa, de resolução de problemas, de gestão de conflitos e, ainda, o sentido de responsabilidade.

O workshop está aberto a todos os interessados.  As inscrições devem ser enviadas por email para soliveira@ua.pt.

O American Corner está na UA desde setembro de 2011 e é um programa de colaboração com a Embaixada dos Estados Unidos da qual fazem parte um conjunto de seis Portuguese American Corners instalados em cinco universidades portuguesas, nas quais se insere a Universidade de Aveiro (UA).

Mais informação sobre o American Corner da UA – http://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/americancorner.

Sobre Peter Shull
PETER J. SHULL is Professor of Engineering at The Pennsylvania State University.  After a successful career in the technical field of Nondestructive Evaluation (NDE), and having worked at the Nation Institute of Standards and Technology (the location of the atomic clock used as the United States time standard), Dr. Shull made the decision to return to academia and began his career in education.  From the first day, Dr. Shull noted an apparent lack of sound educational practice at the higher educational level.  This is reflected in a statement made by Dr. Shull’s Ph.D. advisor regarding teaching—“If you know the material well, you’ll be a great teacher!”  Recognizing that one’s degree of knowledge of a subject has no relationship to their understanding of pedagogy or their ability to apply it, over the past 18 years, Dr. Shull has maintained an active focus on sound pedagogy as related to engineering education.  These efforts have been divided into understanding pedagogical theory and the pragmatic application into the classroom.  His primary areas of focus are teaching functional, effective teamwork, how professional skill function as student success skills, and primary factors that influence student success. Much of the work is based in social-emotional development and personal responsibility (inherently difficult areas for most engineering students) and cognitive and metacognitive methods to improve student learning.
Dr. Shull has authored numerous publications in the field of pedagogy, student success factors, and the technical area of NDE including the popular textbook entitled Nondestructive Evaluation: Theory, Technique, and Applications (Marcel Dekker, 2001) and X-Ray Imaging:Fundamentals, Industrial Technique,s and Applications  (due out in 8/5/2016), he is a Fulbright Scholar (Argentina—2006).