Dia da Europa – 9 de maio

O Dia da Europa, comemorado todos os anos nos vários países da União Europeia, comemora a paz e a unidade do continente europeu e assinala o aniversário da «Declaração Schuman». Esta foi proferida pelo Ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, a 9 de maio de 1950 em que, inspirado por Jean Monnet, propôs a criação de uma comunidade europeia para gerir o carvão e o aço (matérias base do poderio militar e do desenvolvimento industrial). Assim em 1951, foi criada a CECA. A esta primeira organização supranacional seguiu-se em 1957, a criação de mais duas comunidades europeias, a CEE e CEEA, precursora da União Europeia.

A Representação da Comissão Europeia em Portugal organiza as comemorações do Dia da Europa no nosso país. Este ano, a data reveste-se de especial importância na medida em que se celebram os 30 anos do Programa Erasmus, um marco assinalável na mobilidade de várias gerações e os 60 anos dos Tratados de Roma, que abriram caminho para a consolidação da Paz, Democracia e Solidariedade na Europa. A propósito destes, no final do ano, o Centro de Documentação Europeia da Universidade de Aveiro receberá a exposição itenerante “Europa 60 anos”.

As instituições europeias abrem as portas ao público em maio, em Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo e as representações da UE na Europa e as delegações da UE no resto do mundo organizam diversas atividades e eventos para todas as idades.

Pode consultar aqui as atividades e eventos comemorativos do Dia da Europa 2017.

Centro de Informação Europeia Jacques Delors. (2017). Dia da Europa. Retrieved from http://www.eurocid.pt/pls/wsd/wsdwcot0.detalhe_area?p_cot_id=8478

Centro de Documentação Europeia | Universidade de Aveiro
O Centro de Documentação Europeia da Universidade de Aveiro surgiu em 1995 e integra a Rede de Centros de Documentação Europeia criada pela Representação em Portugal da União Europeia. Disponibiliza documentação generalista sobre informação europeia, impressa e eletrónica. Fica situado no 4º piso da Biblioteca da UA, reúne publicações das instituições e dos países que formam a União Europeia e a sua consulta é livre.

Centro de Documentação Europeia
Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia