“Descoberta do mês – Junho de 2018

Na Descoberta do mês de abril, a ordem de serviço nº 2/74 de 31 de dezembro de 1974,  dava a conhecer os primeiros elementos destacados para os diferentes serviços e bloco escolar da Universidade de Aveiro.

Este mês recordamos a nota de serviço nº 8-R/75 de 14 de janeiro de 1975, em que o então Reitor, Professor Vítor Gil, recentemente falecido, informava a ainda pequena comunidade da UA sobre as unidades de ensino, investigação e unidades de apoio que estavam disponíveis na Universidade bem como os recursos humanos que as compunham.

Quarenta e três anos passados sobre esta informação, verificamos que já praticamente nenhum destes docentes e técnicos permanecem na UA, havendo alguns que já nem se encontram entre nós. Mas estas pessoas estiveram no conjunto das que lançaram as bases, nos seus diversos postos de trabalho e com as suas respetivas funções, para a construção da grande Universidade que somos hoje.

Nota de Serviço nº 8-R/75 de 14.01.1975

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

“Aconteceu na UA – Maio 2018”

Numa altura em que o Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro (IC-UA) celebra o seu 3º aniversário, promovendo em parceria com o  Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM), além de outros, algumas atividades no campus, aproveitamos para (re)lembrar o protocolo assinado em setembro de 1998 com o CCCM visando o desenvolvimento de programas de investigação e promoção de conhecimento na área dos estudos chineses.

Este Protocolo, assinado pelo então Reitor, Professor Júlio Pedrosa, veio permitir o funcionamento do curso de Mestrado em Estudos Chineses, o primeiro a ser ministrado em Portugal.

A sessão de lançamento do curso contou ainda com a presença de Mariano Gago, na altura Ministro da Ciência e Tecnologia, Rocha Vieira, Governador de Macau, e Alexandra Costa Gomes, presidente do CCCM.

Partilhamos alguns desses momentos com o nosso público, através de imagens que pertencem ao arquivo histórico de fotografias da UA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recortes de Imprensa e Galeria Fotográfica – Fundo Universidade Aveiro 

 

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

“Descoberta do Mês” – Maio 2018

O edifício do Departamento de Biologia está prestes a completar 27 anos. Inaugurado a 25 de maio de 1991, durante as comemorações do Dia da Universidade, o edifício do departamento de Biologia localiza-se  em pleno Campus Universitário, entre o edifício do departamento de engenharia de materiais e cerâmica e o departamento de eletrónica, telecomunicações e informática.

Informação nº 52-GIRP/91

Projetado pelo Gabinete de urbanismo, arquitetura e engenharia do Porto, liderado pelo Arquiteto José Carlos Loureiro, a sua construção é constituída por uma estrutura de betão armado sendo o seu exterior coberto em tijolo vermelho.

Hoje partilhamos, com o público, imagens do edifício pertencentes à coleção de fotografias, bem como alguns recortes de imprensa da época que fazem parte do acervo do Arquivo da Universidade.

Departamento de Biologia

Comércio do Porto – 26 de maio 1991

Diário de Aveiro – 27 de maio 1991

Correio do Vouga – 31 de maio de 1991

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

“Aconteceu na UA – Abril 2018”

Dr. Adelino de Almeida Calado, o primeiro Diretor dos Serviços de Documentação da UA, deu a conhecer ao público, em abril de 1998 , ” Crónica de Portugal de 1419″. Obra publicada pela Universidade de Aveiro e que pretendeu ser uma edição crítica à Idade Média, com a introdução de notas explicativas do autor.

A sua apresentação realizou-se na Biblioteca da UA, ao som da música interpretada por alunos da Licenciatura de Música do Departamento de Comunicação e Arte e apresentada pelo Drº Telmo Verdelho, docente no Departamento de Línguas e Culturas. A obra, encontra-se disponível para consulta na biblioteca dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia, podendo ser igualmente adquirido na UA-Editora.

Partilhamos alguns desses momentos com o nosso público.

Galeria fotográfica – Fundo Universidade Aveiro 

Recorte imprensa – Diário Aveiro, 3 de abril 98 – Fundo UA

Recorte imprensa – Diário Aveiro – 1 de abril 98 – Fundo UA

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

“Descoberta do Mês” – Abril 2018

A ordem de serviço nº 2/74 de 31 de dezembro de 1974, que agora partilhamos com o público, dá-nos uma visão dos primeiros elementos destacados para os diferentes serviços e bloco escolar da Universidade de Aveiro. Em finais de 1974 era assim a constituição/distribuição de pessoal da Academia.

 

 

 

 

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

Abordagem aos procedimentos e práticas arquivísticas na aplicação da tabela de seleção do RADA – Relatório de Avaliação de Documentação Acumulada

O Programa de mobilidade em Bibliotecas de Ensino Superior-BES, é uma iniciativa do Grupo de Trabalho das BES da BAD e tem como objetivo a realização de visitas de curta duração,  para troca de experiências e boas práticas para fomentar a colaboração e conhecimento entre os profissionais da área.

Este ano, os Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro,  estenderam a oferta do programa à área do arquivo.

Na sequência da aprovação do projeto RADA – Relatório de Avaliação de Documentação Acumulada, em 2016, o Arquivo da UA iniciou os trabalhos relativos à sua aplicação, seguindo os procedimentos definidos pela DGLAB.

Tendo em conta alguma prática nesta matéria, o arquivo partilhou os seus conhecimentos aos colegas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Instituto Politécnico de Beja que estiverem em Aveiro no passado dia 12 de março para  conhecer as práticas conducentes à aplicação dos procedimentos definidos pela DGLAB, para a eliminação da Documentação Acumulada.

 

 

Publicado em Arquivo, Formação, Profissionais da Informação, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

“Descoberta do Mês” – Março 2018

Com projetos assinados pelos melhores arquitetos nacionais, o Campus da Universidade de Aveiro é uma exposição, ao ar livre, da arquitetura portuguesa contemporânea, visitada por inúmeros estudantes e arquitetos vindos de todo o mundo e até turistas apreciadores de arquitetura.

Departamento de Geociências, inaugurado a 7 de outubro de 1996 é um dos departamentos desta universidade localizados no Campus Universitário,  que se destaca dos restantes pelas suas fachadas laterais serem quase totalmente de vidro, protegidas por uma grelha exterior. Estas características exteriores e toda a sua arquitectura interior foram projectadas pelo Arquitecto Eduardo Souto de Moura.

Hoje partilhamos, com o público, imagens do edifício pertencentes à coleção de fotografias, bem como uma notícia publicada no jornal Diário de Aveiro de 20-12-1998, que premeia mais um arquiteto do campus da UA.

Recorte imprensa – Diário Aveiro 20-12-98 – Fundo UA

 

 

 

 

 

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

Doação do espólio de Elvira de Freitas à Universidade de Aveiro

Ontem, dia 28 de fevereiro, pelas 15h no Auditório do Departamento de Comunicação e Arte, foi assinado o contrato de doação à Universidade do espólio da compositora, maestrina e pedagoga Elvira de Freitas. O espólio de Elvira de Freitas é composto por partituras, livros de apoio ao ensino de música, fotografias, apontamentos e memórias pessoais e profissionais. Esta documentação vai ser tratada pelos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade

Relembramos que a Universidade de Aveiro também é detentora do espólio de seu pai, Frederico de Freitas, por ela doado em 2010.

Mais informação sobre o evento em : http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?c=53647

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Deixe o seu comentário

“Descoberta do Mês” – Fevereiro 2018

A Universidade de Aveiro reúne notícias sobre a sua atividade, publicadas em meios da comunicação social regional e nacional, com o que se foi constituindo uma coleção de recortes de imprensa que se encontram no Arquivo Geral.

Hoje partilhamos, com o público, uma das primeiras notícias da nossa Universidade, publicada no recuado ano de 1974, relativa ao início das aulas e com referência aos primeiros cursos aqui ministrados.

Com efeito, o ano letivo de 1974/1975 marcou o início das atividades pedagógicas da Academia, com os dois cursos: Eletrónica e Telecomunicações. Nesse ano frequentaram estes cursos 46 alunos, 23 em cada um. No ano letivo seguinte, outros cursos foram criados e o grupo de alunos aumentou na academia aveirense.

A deficiente recolha deste recorte, na ocasião, não permite identificar o nome do órgão de comunicação social nem a data precisa da publicação, no entanto podemos deduzir, pelo conteúdo, que se tratará do Jornal de Notícias, já que Carlos Naia, o jornalista que assina este artigo, era, na altura, o coordenador da filial do JN, em Aveiro. A notícia terá sido publicada em início de outubro, nas vésperas do início do primeiro ano letivo.

Recorte de imprensa [1974] – Fundo UA

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

Aconteceu na UA – Fevereiro 2018

Esteve presente, nos dias 1,2 e 3 de Outubro de 1992, na Universidade de Aveiro, uma delegação de oceanográficos franceses com o objetivo de conhecerem as atividades e projetos relacionados com a oceanografia para eventual cooperação.

Partilhamos com o nosso público, o programa da visita da delegação dos cientistas franceses no âmbito do seminário franco português ” Ecossistemas Costeiros”, bem como a notícia do evento divulgada pela imprensa.

 

 

 

 

 

 

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário