O Arquivo Municipal de São Pedro do Sul esteve na UA

A história da Universidade de Aveiro está preservada no arquivo geral da instituição que possui um acervo de memórias, que retratam a história, o desenvolvimento e o crescimento da Academia, desde a sua criação, através do Decreto lei 402/73 de 11 de Agosto, até aos nossos dias.

O arquivo da UA tem à sua guarda documentação produzida pelos diferentes órgãos e serviços, como resultado das suas atividades, em três espaços diferentes: Edifício Central e da Reitoria e dois espaços na Zona Técnica Central.

No passado dia 30 de janeiro, o arquivo da UA abriu as suas portas para receber 3 técnicos do Arquivo Municipal de São Pedro do Sul que tiveram oportunidade  de conhecer os diferentes espaços do arquivo, salientando a sua organização documental, contactando igualmente com o trabalho desenvolvido e o que se encontra em fase de desenvolvimento.

Para além disso a visita permitiu uma partilha de conhecimentos e boas práticas.

 

 

Publicado em Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

“Descoberta do Mês” – fevereiro 2019

A Universidade de Aveiro disponibiliza à comunidade académica um leque variado de serviços situados na sua  Zona Comercial.

Foi na área técnica do campus de Santiago, situada por baixo da praça central e que a comunidade académica foi apelidando de “catacumbas”que, durante dezoito anos, a agência da Caixa Geral de Depósitos esteve fisicamente presente na UA.

Após assinatura de protocolo de cooperação entre a UA e a CGD a 29 de Dezembro de 1999,  é inaugurada a sua agência no campus a 31 de janeiro de 2000. Apesar de presentemente a agência ter encerrado, a cooperação entre as duas instituições mantém-se.

Partilhamos com o público algumas fotografias e recortes de imprensa destes momentos que pertencem ao fundo Universidade de Aveiro

Diário de Aveiro 02-02-2000

 

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

“Descoberta do Mês” – janeiro 2019

Em Maio de 1974, o símbolo da Universidade encontrava-se definido, prevendo-se acrescentar uma legenda ou símbolo no livro-águia. Finalmente em Outubro de 1976 a insígnia “Theoria”, “Poiesis” e “Praxis”, proposta pelo Professor Miguel Baptista Pereira, com arranjo gráfico do arquiteto Trabulo, foi aprovada  pela Comissão Instaladora dando posteriormente o Reitor  oportunidade à comunidade académica de se manifestar em relação à adoção da insígnia a escrever nas folhas do livro do emblema da UA (nota serviço 29-R/76).

Nota serviço nº 29-R/76 de 3.11.76

O símbolo da UA era então representado por uma águia,

o grifo, numa aproximação às armas de Aveiro, o livro expressa a defesa da sabedoria, nas vertentes ensino e investigação, as palavras gregas “Theoria”, “Poiesis” e “Praxis”representam a dimensão actual da investigação teórica, tecnológica, artística e humanística e a esfera armilar simboliza a universalidade do saber.

Estatutos da Universidade de Aveiro, Despacho Normativo nº 52/89 de 1 de junho de 1989, Anexo I.

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

“Descoberta do Mês” – Dezembro 2018

Nesta época natalícia, e porque Dezembro é também um mês de comemoração na Universidade de Aveiro, que este ano celebra os seus 45 anos, selecionámos um postal relativo à época festiva em que nos encontramos  para partilhar com o nosso público.

O Arquivo da UA deseja Boas Festas a toda a comunidade académica.

 

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

“Profissão…Arquivista” à Conversa com Margarida Silva – Venerável Ordem Terceira de S. Francisco/Santa Casa da Misericórdia – Coimbra

Em Janeiro de 2017, demos início à publicação de entrevistas de colegas, amigos e outras individualidades, da área do arquivo, que se cruzam na nossa vida profissional. Com elas pretendemos criar um espaço de partilha de experiências entre arquivistas de diferentes áreas de trabalho, possibilitando igualmente ao leitor tomar consciência do vasto leque de atividades e desafios que a profissão nos proporciona.

Assim, terminamos 2018 partilhando a conversa com…

Margarida Silva

Profissão: Arquivista

Funções desempenhadas: Trabalha essencialmente informação/documentação entre os
séculos XVI e XIX. Paralelamente, realiza trabalhos de leitura e transcrição paleográfica. 

Publicado em Arquivo, Profissionais da Informação | Tags | Deixe o seu comentário

Aconteceu na UA – Dezembro 2018


FT-FC-1-A-92

Fundada em 1995 a Associação de Funcionários da Universidade de Aveiro, AFUAV, tem como fins, de acordo com o artigo três dos seus estatutos,

a prossecução de interesses dos sócios, particularmente os de carácter profissional, social, e outros que se traduzem em promoção geral dos funcionários da UA (…), bem como o incremento do bem estar e lazer de todos os seus sócios.

Habitualmente, a AFUAV fecha o ano com chave de ouro, proporcionando momentos de convívio e confraternização entre os seus funcionários na já tradicional Festa e Jantar de Natal.

Assim e porque estamos em época natalícia, partilhamos com o público alguns desses momentos vividos a 18 de Dezembro de 1998 e que fazem parte da coleção fotográfica do Fundo Universidade de Aveiro .

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

Aconteceu na UA – Novembro 2018

Doutor Luís Serrano nos Encontros de Talábriga de 1999, acompanhado pelos poetas organizadores, Rosa Alice Branco e Égito Gonçalves.

Com o sucesso alcançado em 1999, em outubro de 2000 grandes nomes da poesia nacional e internacional voltaram a  reunir-se no II encontro de poesia de Talábriga, transformando Aveiro na capital da poesia. Foram 4 dias de visitas guiadas, sessões de leitura e passeios de barco pela ria.

A organização desta iniciativa coube aos comissários Égito Gonçalves, poeta, editor e tradutor português, e Rosa Alice Branco, poetisa aveirense, que uma vez mais contaram com o apoio da Universidade de Aveiro, Câmara Municipal e Fundação João Jacinto de Magalhães.

 

Partilhamos alguns dos momentos do encontro, através de recortes de imprensa que fazem parte do Fundo Universidade de Aveiro.

 

 

 

 

O evento cultural foi igualmente notícia na Folha Informativa, revista com informação sobre as actividades da Academia, de outubro de 2000 (pág. 14).

 

 

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

“Descoberta do mês” – Novembro 2018

Circular 11-R/78 de 30 Maio 1975

Decorria o ano de 1975 e a Universidade lançava estudos e cursos sobre o meio ambiente. Nesse âmbito a 6 de junho de 1975, realizou-se na UA um colóquio de introdução aos temas do ambiente num programa de palestras de 30 minutos, seguidas de debate.

 

 

Comunicado para os órgãos de comunicação social

Programa do colóquio de introdução aos temas de ambiente – 6 junho 1975

 

 

 

 

 

 

Partilhamos com o nosso público, o programa do colóquio, bem como a notícia publicada no Boletim Informativo de 1975, (pág.8 e 9).

 

 

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

Aconteceu na UA – Outubro 2018

Estiveram de visita à Universidade de Aveiro, em setembro de 2000, representantes do ensino superior eslovaco para conhecer a experiência da UA no que diz respeito à evolução e práticas de gestão e avaliação das instituições de ensino superior portuguesas para posterior aplicação à realidade de ensino eslovaco.

A visita realizou-se no âmbito do projeto TEMPUS, programa  da União Europeia que apoia a modernização do ensino superior nos países parceiros, essencialmente através de projetos de cooperação universitária.

Partilhamos aqui alguns desses momentos através de fotografias que fazem parte do Fundo da Universidade, bem como a notícia da visita que se encontra disponível para leitura na Folha Informativa de Outubro de 2000 (pág. 38).

 

 

 

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

“Descoberta do mês” – Outubro 2018

Circular 16-R-75 de 3.10.1975 – Fundo Universidade Aveiro

Circular 17-R-75 de 21.10.1975 – Fundo Universidade Aveiro

A Universidade de Aveiro tem como missão, criar conhecimento, expandir o acesso ao saber em benefício das pessoas e da sociedade, através da investigação, do ensino e da cooperação.

Partilhamos a circular 16-R e 17-R de 1975 que nos permitem verificar que, apesar de estar ainda em fase de desenvolvimento, a academia  desde cedo desenvolveu relações pedagógicas com outras escolas da região com o propósito de estabelecer  formas de cooperação com a sociedade.

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário