Boas Férias

As instalações da Universidade de Aveiro encerram, entre os dias 6  e 17 de agosto, à semelhança do que tem acontecido nos anos mais recentes, sem prejuízo da manutenção dos serviços centrais.

O arquivo da UA deseja a todos os utilizadores, internos e externos, o merecido descanso.

Pixabay

 

 

 

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Deixe o seu comentário

Aconteceu na UA – Julho 2018

Uma delegação de 15 representantes de universidades norte-americanas e empresas da região de Silicon Valley estiveram de visita a Portugal, em julho de 1998. Três desses representantes  deslocaram-se à Universidade de Aveiro numa visita às delegações do Instituto e Telecomunicações (IT), do Instituto Nacional de Engenharia e Sistemas de Computadores (INESC) e o Departamento de Electrónica e Telecomunicações, para analisar oportunidades de investimento na Academia em áreas da eletrónica e telecomunicações.

 

Conhecida pelo avanço tecnológico e pela investigação em novas tecnologias, a sub-delegação que esteve na UA integrou o Dr. Robert Caret, Presidente da Universidade Pública de San José, na California, Dra Rose Tseng, Chancelor na Universidade do Distrito de West Valley, e ainda o Dr. Father James Reites, Diretor do Departamento de Altos Estudos Religiosos da Universidade de Santa Clara, na California, que puderam conhecer alguns dos projetos de investigação que se encontravam em curso na época.

Partilhamos aqui alguns desses momentos, através de Recortes de imprensa e Galeria fotográfica que pertencem ao Fundo Universidade Aveiro, bem como a notícia da visita que se encontra disponível para leitura na Folha Informativa de Setembro de 1998 (pág. 5)

Programa da Visita da Delegação de Silicon Valley – EUA

 

 

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

“Descoberta do mês – Julho de 2018″

Prestes a celebrar 20 anos, desde a sua inauguração e numa altura em que as “Infraestruturas desportivas da UA fazem da prática desportiva uma forte aposta“, partilhamos com o público alguns momentos da inauguração da pista de atletismo da Universidade, que teve lugar a 25 de Julho de 1998, através de imagens que pertencem ao arquivo histórico da UA.

Pista de Atletismo de Aveiro resultou de uma parceira entre a Universidade de Aveiro, a Associação de Atletismo de Aveiro e a Câmara Municipal de Aveiro. Presentemente a expansão do complexo desportivo faz parte do plano de ação da nova equipa reitoral, que tomou posse no passado mês de maio. As questões do Desporto Universitário na UA têm agora um pelouro especial, cabendo a um pró-reitor, Professor Manuel João Senos Matias, a valorização da prática desportiva e o desenvolvimento das condições adequadas ao fomento do desporto, bem como a cooperação com clubes e associações desportivas.

Recortes de Imprensa e Galeria Fotográfica – Fundo Universidade Aveiro 

 

 

 

 

 

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

Aconteceu na UA – junho 2018

 

Sede AAUAv – Agras do Crasto – Fundo Universidade Aveiro

Decorria o ano de 1978 quando a 28 de junho, cinco anos após a fundação da Universidade de Aveiro, um grupo de estudantes se mobilizou e criou a Associação de Estudantes da UA (AEUA). Mais tarde esta designação sofreu alteração passando para Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), nome que ainda hoje perdura.

Atualmente a AAUAv tem sede na “Casa do Estudante”, situada no Campus Universitário de Santiago-Crasto e é composta pelos seus órgãos sociais, comissões da direção e por diversos núcleos ativos que permitem uma aproximação mais direta aos estudantes da academia.

Hoje, dia 29 de junho, em comemoração dos 40 anos de vida académica, está agendada uma Gala, ponto alto destas festividades que se prolongam com um programa de atividades até junho de 2019.

Saiba mais informações sobre as comemorações em: http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?c=54847

Estatutos AEUA – 14 Agosto 1978 – Fundo Universidade Aveiro

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

III Jornadas Open Source

Este ano as III Jornadas de Open Source, realizadas no passado dia 15 de junho, decorreram  no Instituto Politécnico de Viseu, instituição acolhedora e parceira da BAD na realização do evento.

Desde a sua primeira edição que as jornadas tem sido um momento de partilha de experiências na adoção/implementação de sistemas em código aberto, adaptados à realidade de cada instituição de memória (bibliotecas, arquivos e museus).

As jornadas iniciaram os seus trabalhos com o preenchimento de um questionário de apoio à ” Global Vision”, iniciativa levada a cabo pela IFLA (Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias) cujo objetivo é a definição de um caminho de futuro unido para os bibliotecários.

A todos os presentes foi solicitado o seu contributo para o que pretende ser um conjunto de ideias que permita à IFLA planear o futuro, criando planos estratégicos e de ação que permitiram solidificar e unir o sector.

Este ano, o evento debruçou-se essencialmente sobre a mudança de paradigma, olhando para as plataformas de open source, para arquivos, bibliotecas e museus como um investimento a médio/longo prazo.

Da parte da tarde, houve sessões paralelas de arquivo, biblioteca e museu que se debruçaram na apresentação das plataformas adoptadas pelas instituições nas suas instituições de memória.

Na sessão relativa aos arquivos, cujo tema foi “A adoção de sistemas  Open source nos arquivos portugueses – desafios e dificuldades”, a implementação da plataforma AtoM  foi apresentada pela Rede de Arquivos do Algarve e pelo Arquivo Municipal de Oliveira de Azeméis.

“O uso do Open Source nas Bibliotecas de Portugal e Galiza”, apresentou o Koha como software de gestão integrada de bibliotecas utilizado na Universidade da Beira Interior, Biblioteca Municipal de Barcelos e no Instituto Politécnico de Viseu.

No que diz respeito aos Museus, cujo tema era “Ferramentas em Open Source e o Acesso Aberto em Museus – ponto situação”, a Universidade de Aveiro partilhou o trabalho realizado com o Collective Access, plataforma implementada para as suas colecções museológicas.

Ideias de que:

  • As plataformas open source promovem a sustentabilidade dos serviços;
  • Disponibilizam liberdade e controlo sobre os conteúdos, não estando presos ao formato original;
  • São sistemas que podem ser auditáveis….

Foram alguns dos assuntos debatidos.

Resumindo um pouco as jornadas, ficou claro que é necessário um compromisso das instituições, investimento nas e das pessoas, bem como a promoção das potencialidades das plataformas open source.

 

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

“Descoberta do mês – Junho de 2018

Na Descoberta do mês de abril, a ordem de serviço nº 2/74 de 31 de dezembro de 1974,  dava a conhecer os primeiros elementos destacados para os diferentes serviços e bloco escolar da Universidade de Aveiro.

Este mês recordamos a nota de serviço nº 8-R/75 de 14 de janeiro de 1975, em que o então Reitor, Professor Vítor Gil, recentemente falecido, informava a ainda pequena comunidade da UA sobre as unidades de ensino, investigação e unidades de apoio que estavam disponíveis na Universidade bem como os recursos humanos que as compunham.

Quarenta e três anos passados sobre esta informação, verificamos que já praticamente nenhum destes docentes e técnicos permanecem na UA, havendo alguns que já nem se encontram entre nós. Mas estas pessoas estiveram no conjunto das que lançaram as bases, nos seus diversos postos de trabalho e com as suas respetivas funções, para a construção da grande Universidade que somos hoje.

Nota de Serviço nº 8-R/75 de 14.01.1975

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

“Aconteceu na UA – Maio 2018”

Numa altura em que o Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro (IC-UA) celebra o seu 3º aniversário, promovendo em parceria com o  Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM), além de outros, algumas atividades no campus, aproveitamos para (re)lembrar o protocolo assinado em setembro de 1998 com o CCCM visando o desenvolvimento de programas de investigação e promoção de conhecimento na área dos estudos chineses.

Este Protocolo, assinado pelo então Reitor, Professor Júlio Pedrosa, veio permitir o funcionamento do curso de Mestrado em Estudos Chineses, o primeiro a ser ministrado em Portugal.

A sessão de lançamento do curso contou ainda com a presença de Mariano Gago, na altura Ministro da Ciência e Tecnologia, Rocha Vieira, Governador de Macau, e Alexandra Costa Gomes, presidente do CCCM.

Partilhamos alguns desses momentos com o nosso público, através de imagens que pertencem ao arquivo histórico de fotografias da UA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recortes de Imprensa e Galeria Fotográfica – Fundo Universidade Aveiro 

 

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

“Descoberta do Mês” – Maio 2018

O edifício do Departamento de Biologia está prestes a completar 27 anos. Inaugurado a 25 de maio de 1991, durante as comemorações do Dia da Universidade, o edifício do departamento de Biologia localiza-se  em pleno Campus Universitário, entre o edifício do departamento de engenharia de materiais e cerâmica e o departamento de eletrónica, telecomunicações e informática.

Informação nº 52-GIRP/91

Projetado pelo Gabinete de urbanismo, arquitetura e engenharia do Porto, liderado pelo Arquiteto José Carlos Loureiro, a sua construção é constituída por uma estrutura de betão armado sendo o seu exterior coberto em tijolo vermelho.

Hoje partilhamos, com o público, imagens do edifício pertencentes à coleção de fotografias, bem como alguns recortes de imprensa da época que fazem parte do acervo do Arquivo da Universidade.

Departamento de Biologia

Comércio do Porto – 26 de maio 1991

Diário de Aveiro – 27 de maio 1991

Correio do Vouga – 31 de maio de 1991

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

“Aconteceu na UA – Abril 2018”

Dr. Adelino de Almeida Calado, o primeiro Diretor dos Serviços de Documentação da UA, deu a conhecer ao público, em abril de 1998 , ” Crónica de Portugal de 1419″. Obra publicada pela Universidade de Aveiro e que pretendeu ser uma edição crítica à Idade Média, com a introdução de notas explicativas do autor.

A sua apresentação realizou-se na Biblioteca da UA, ao som da música interpretada por alunos da Licenciatura de Música do Departamento de Comunicação e Arte e apresentada pelo Drº Telmo Verdelho, docente no Departamento de Línguas e Culturas. A obra, encontra-se disponível para consulta na biblioteca dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia, podendo ser igualmente adquirido na UA-Editora.

Partilhamos alguns desses momentos com o nosso público.

Galeria fotográfica – Fundo Universidade Aveiro 

Recorte imprensa – Diário Aveiro, 3 de abril 98 – Fundo UA

Recorte imprensa – Diário Aveiro – 1 de abril 98 – Fundo UA

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

“Descoberta do Mês” – Abril 2018

A ordem de serviço nº 2/74 de 31 de dezembro de 1974, que agora partilhamos com o público, dá-nos uma visão dos primeiros elementos destacados para os diferentes serviços e bloco escolar da Universidade de Aveiro. Em finais de 1974 era assim a constituição/distribuição de pessoal da Academia.

 

 

 

 

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário