Espólio Frederico de Freitas

O espólio do compositor Frederico de Freitas, composto por um vasto conjunto de documentos, foi doado à Universidade de Aveiro em 2010 pela filha do compositor, Dra Elvira de Freitas e representa uma grande oportunidade para o desenvolvimento e investigação da UA na área da música, para docentes e investigadores da UA, assim como para investigadores e especialistas, externos a esta universidade.

O espólio, Frederico de Freitas, conta com:

  1. Partituras do compositor e de outros compositores, entre editadas e não editadas, inéditos e partituras da compositora portuguesa Berta Alves de Sousa, que se pensava estarem desaparecidas;
  2. Correspondência pessoal e profissional (cartas, postais de correio, postais ilustrados);
  3. Transcrições de campo de música popular portuguesa;
  4. Recortes de imprensa nacional e estrangeira;
  5. Fotografias;
  6. Revistas nacionais e estrangeiras (com artigos sobre o compositor e a sua música, artigos escritos pelo compositor;
  7.  Alguns artigos escritos pela própria esposa do compositor, Consuelo Varona;
  8.  Programas de eventos musicais,
  9.  Notas pessoais e textos manuscritos (planos de organização de concertos, rascunhos de correspondência profissional).

À semelhança de seu pai Frederico de Freitas, Dra Elvira construiu uma carreira na área da composição e com o seu falecimento, em 2015, os herdeiros doaram à Universidade de Aveiro o seu espólio.

Entre os vários documentos pessoais do compositor, destaca-se um conjunto de correspondência, num total de cerca de 3000 peças. Este conjunto documental encontra-se já tratado, podendo ser consultado em Biblioteca da UA

Os pedidos de consulta de documentos do espólio Frederico de Freitas devem ser enviados para o email pisilva@ua.pt.

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Deixe o seu comentário

Aconteceu na UA – Outubro 2017

Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda-ESTGA comemorou, no passado dia 6 de outubro, 20 anos.

Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda – ESTGA Fundo Universidade Aveiro

“ O Ensino Superior, em Portugal, atravessa um momento ímpar de consolidação (..) caracterizada por um ambicioso programa de expansão e por uma opção pela diversificação em duas vias para a sua concretização – o Ensino Superior Politécnico e o Ensino Superior Universitário(…).

A experiência que a concretização de um projecto de universidade nesta região nos deu, concedeu-nos um conhecimento profundo da realidade a que esta escola nova, aqui em Águeda, tem que responder.

Compete-lhe fundamentalmente escolher cursos, seleccionar currículos e desenvolver processos de formação que tenham em conta a natureza politécnica da Escola. (…) proporcionando sólida formação de base e cuidada preparação técnica e profissional que habilite os diplomados a responder às necessidades concretas e especificas do tecido empresarial desta Região e do País.

Criar uma Escola de ensino superior pode parecer coisa fácil, que se traduz no ato simples de assinar e publicar decreto ou lei. (…) Seremos agora tentados a admitir que ultrapassada essa barreira temos aí a Escola (…). Posso afirmar, por experiência vivida, que o mais difícil começa hoje. Não podemos, pois, dispensar a cooperação de ninguém.

[Palavras do Professor Júlio Pedrosa, enquanto Reitor da Universidade, na] abertura do ano académico na ESTGA, a 6 de Outubro de 1997 In Pedrosa, Júlio – 1945- Construir o presente e antecipar o futuro / Júlio Pedrosa. – Aveiro: Universidade de Aveiro, 2010, pp 164-165.

No passado dia 6 de Outubro a ESTGA, comemorou 20 anos de atividade continuando a centrar a sua prática pedagógica no aluno, seguindo uma estratégia de clara aproximação à comunidade envolvente.

Do programa das comemorações fez parte a apresentação do livro “Estga – 20 anos” que traça o percurso da Escola.

 

Mais informações do evento na página Facebook da ESTGA – Universidade de Aveiro

 

 

 

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

“Descoberta do Mês” – Setembro 2017

Novos Caloiros na UA

Em 1976, as matrículas na UA eram assim…

Circular nº 8-R/76 de 21  Setembro de 1976- Matrículas 1º ano

Circular nº 9-R/76 de 19 Outubro 1976 – Matrículas 1º ano

 

 

 

 

 

 

Complexo pedagógico – Fundo Universidade Aveiro

Setembro é mês de matrículas e entusiasmo pela chegada dos tão esperados caloiros que pela primeira vez chegam à Universidade.

A primeira fase das matrículas iniciou no passado dia 11, segunda-feira, no entanto estas prolongam-se até ao final da semana no Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico.

Os Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia, desejam a todos, especialmente aos que pela primeira vez ingressam nesta Academia,

Saudações e Muitos Sucessos Académicos

 

 

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

Boas Férias

As instalações da Universidade de Aveiro encerram, entre os dias 7  e 18 de agosto, à semelhança do que tem acontecido nos anos mais recentes, sem prejuízo da manutenção de alguns serviços centrais.

O arquivo da UA deseja a todos os utilizadores, internos e externos, o merecido descanso e para os que ficam na nossa companhia, continuação de bom trabalho!

 

Jcob Nasyr

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Deixe o seu comentário

Aconteceu na UA – julho 2017

Na rubrica “Aconteceu na UA” de junho de 2017, relembrámos a presença da pintora francesa Hélène de Beauvoir na Universidade de Aveiro.

Na sequência da homenagem prestada à pintora, a 3 de junho de 95 nas comemorações do Dia Aberto da UA, Hélène de Beauvoir assinou protocolo de doação de parte do seu espólio no dia 9 de junho de 1995.

Este mês de julho selecionámos alguns recortes de imprensa da época para relembrar o momento, bem como algumas fotografias que fazem parte do fundo da UA.

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

Escola Superior de Saúde da UA – ESSUA

Criadas as condições no Arquivo Geral para receber a documentação da Escola Superior de Saúde (ESSUA), desde a sua formação, no passado dia 20, 21 e 22 de junho iniciaram os trabalhos da transferência documental, uma vez que esta se encontrava na cave do edifício III desde a altura da mudança de instalações da respetiva escola politécnica da UA.

Graças a um forte trabalho de colaboração de outros colegas dos SBIDM com as arquivistas, a documentação foi colocada no arquivo da Zona Técnica Central/UA ficando em fase de análise e avaliação da documentação acumulada. Com este trabalho pretende-se determinar o valor arquivístico da documentação acumulada contemplada em Portaria de gestão de documentos, tendo em vista a fixação do seu destino final: conservação permanente ou eliminação.

Este trabalho culmina com o preenchimento dos autos de eliminação da documentação que já atingiu os prazos de conservação, reenviando a de conservação ao seu produtor.

Transferência da documentação da ESSUA -Edifício III

Arquivo Zona Técnica Central

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | 1 Comentário

“Descoberta do Mês” – Julho 2017

Decorria o ano de 1995 quando, a título experimental, a distribuição/receção do correio no campus universitário sofreu pequenas alterações.

Nota serviço 7-A/95 de 6 de novembro 1995 Fundo Universidade Aveiro

 

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

“Descoberta do Mês” – Junho 2017

Os Serviços de Gestão Académica-SGA, que lidam com o atendimento presencial/telefónico dos alunos possuem princípios que presidem ao atendimento. O presente documento sistematiza um conjunto de regras, adotadas em 1987, a que deve obedecer o atendimento ao público dos SGA.

Despacho 9-R/87 de 22 Abril 1987

 

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

“Profissão…Arquivista” à Conversa com Luís Corujo – Universidade Lisboa

Dando continuidade à nossa rubrica,”Profissão… Arquivista”,  que pretende levar ao conhecimento dos nossos leitores, alguns arquivistas e profissionais de referência, nacionais ou estrangeiros, em Junho, e porque no passado dia 9 se comemorou mais um Dia Internacional dos Arquivos, estivemos  à conversa com o ….

                                     Luís Corujo

Profissão: Assistente convidado- Faculdade de Letras (Universidade Lisboa)                                                Arquivista-Faculdade de Ciências (Universidade Lisboa)                                                                Formador  Funções desempenhadas: Docente no programa de mestrado em ciências da documentação e informação                                                                                                      Exerce um conjunto de funções diversificado na área do arquivo                                                 Formador em instituições publicas e privadas na área da gestão documental, arquivos eletrónicos e preservação digital.

Publicado em Arquivo, Profissionais da Informação | Tags | Deixe o seu comentário

Aconteceu na UA – Junho 2017

A Universidade em Festa

Exposições, cinema e colóquios foram motivo de visita à Universidade de Aveiro nos dia 2 e 3 de Jexposicaounho de 1995, dia Aberto e Dia da Universidade respetivamente. O dia 3 de Junho ficou marcado pela inauguração, pelo secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Lynce, do edifício da nova Biblioteca, cujo projeto tem a assinatura do arquiteto Álvaro Siza.

O novo edifício da Biblioteca foi também ele palco da inauguração da mostra de pintura da autora francesa, na sala de exposições da Biblioteca geral, à qual foi atribuído o nome da Pintora.

A presença da pintora francesa Hélène de Beauvoir foi um dos grandes momentos do Dia Aberto, comemorado no dia 2 de Junho 1995, dedicado à Mulher. A pintora foi ouvida numa conferência sobre ” A mulher e a Criação” que teve lugar no anfiteatro do departamento de ambiente e ordenamento a que se seguiu uma “discussão” numa mesa redonda sobre o tema, mulher .

Destes momentos, seleccionámos alguns recortes de imprensa da época que comentaram os acontecimentos destes dias de Festividade, bem como algumas fotografias, que fazem parte do fundo da UA, de alguns momentos marcantes.

Inauguração da Biblioteca Geral, inauguração da exposição de Hélène de Beauvoir e algumas atividades realizadas nos departamentos da UA foram alguns desses momentos que agora partilhamos.

 

 

 

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário