“Profissão…Arquivista” à Conversa com Hélder Silva – Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha

Dando continuidade à nossa rubrica,”Profissão… Arquivista” e na sequência da Conferência Internacional de Gestão da Informação e Arquivos (CIGIA), estivémos à conversa com ……..

Hélder Silva

Profissão: Arquivista no Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha

Publicado em Arquivo, Profissionais da Informação | Tags | 2 Comentários

“Frederico de Freitas: O Homem, o Músico e o Maestro”

Na data em que se assinala 115 anos do nascimento do compositor português Frederico de Freitas, os Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia (SBIDM) da Universidade de Aveiro apresentam ao público uma exposição intitulada “Frederico de Freitas: O Homem, o Músico e o Maestro”, organizada no âmbito de um programa de pequenas exposições temáticas, na Biblioteca.

Esta exposição tem como objetivo continuar a promover a divulgação do espólio pessoal deste compositor português, através de uma mostra de diversos documentos pertencentes ao mesmo e relacionados entre si por ordem cronológica.

O espólio pessoal do compositor Frederico de Freitas, doado à Universidade de Aveiro, em 2010, e integrado no acervo da sua Biblioteca, é composto por um vasto conjunto de partituras (algumas inéditas), programas de concertos, artigos de imprensa (jornais, revistas), discos, fotografias, um vasto conjunto de correspondência e alguns manuscritos.

Por representar uma grande oportunidade para o desenvolvimento de projetos de investigação na área da música, este espólio teve um primeiro tratamento documental financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, através do projeto «Recuperação, tratamento e organização de acervos documentais», a que os SBIDM se candidataram, em 2010.

Deve-se à filha do compositor, Elvira de Freitas, entretanto falecida, a doação deste espólio à Universidade. Após a morte desta pedagoga e compositora, a família também decidiu fazer doação do seu espólio à UA, estando este já integrado nos acervos especiais da Biblioteca.

A exposição estará patente no hall de entrada da Biblioteca, de 15 de novembro a 9 de dezembro.    

Exposição Frederico de Freitas

Publicado em Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

1.ª Conferência Internacional de Gestão da Informação e Arquivos – CIGIA

CIGIA

A conferência, com organização da BAD, Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, com o apoio do Município de Albergaria e do Arquivo local, reuniu durante 3 dias, em Albergaria na 1ª Conferência Internacional de Gestão da Informação e Arquivos, especialistas  da área da informação e arquivo, oriundos de vários países.

Um dos assuntos mais relevantes da conferência foi a demonstração das potencialidades do software open source Acess to Memory (AtoM), já utilizado no Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha.

Sem menosprezar as restantes apresentações, salientamos as apresentações de Jordi Serra Serra sobre gestão documental; Sara Alain acerca do AtoM e Archivematica e Dunia Llaves Padrón, cuja conferência nos levou para a temática da interoperabilidade semântica.

As comunicações, apresentações de projetos, workshops e conferências  apresentados debateram assuntos diversificados, que vão desde a preservação, gestão e proteção de dados a estudos de caso, entre outros.

Destacamos igualmente o programa cultural da conferência, que presenteou os participantes na sexta feira, após o encerramento dos trabalhos, com um jantar seguido de um espetáculo de Maria João e João Farinha, no Cineteatro Alba. Neste concerto, Maria João e João farinha regressam à sua essência musical, um piano uma voz.

No dia 4 de novembro, após o almoço, o Município proporcionou uma visita cultural ao património natural e histórico de Albergaria-a-Velha, nomeadamente às Mamoas do Taco e aos Moinhos de Ribeira de Fráguas, terminado com a degustação de algumas variedades de pão.

Estão de parabéns todos os que tornaram possível o CIGIA, nomeadamente a BAD, a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha e todos os oradores!

CIGIA – Apresentações

Programa Cultural – CIGIA – visita às Mamoas do Taco e Moinhos de Ribeira de Fráguas

Publicado em Arquivo, DGLAB, Profissionais da Informação | Tags | Deixe o seu comentário

“Descoberta do Mês” – Novembro 2017

Desde cedo que a Universidade de Aveiro primou por ter uma política de colaboração com instituições públicas e privadas, no âmbito da investigação e desenvolvimento tecnológico.

A Descoberta do mês de Novembro partilha, com o utilizador, a criação do Gabinete de Dinamização de Atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica publicada a 1 julho de 1988.

Nota Serviço 18-R-88 de 1 de julho

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

“Descoberta do Mês” – Outubro 2017

ESTGA – Fundo Universidade Aveiro

Neste mês de Outubro a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda está em festa.

Os 20 anos da ESTGA foram notícia, no Aconteceu na UA do blogue dos SBIDM-arquivo.

É então o momento de, através da rubrica Descoberta do Mês, partilhar com o nosso utilizador a Folha Informativa de Outubro de 1997 que partilha alguma informação (pág. 16)  sobre o inicio das atividades na ESTGA .

Boas leituras

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | 3 Comentários

Espólio Frederico de Freitas

O espólio do compositor Frederico de Freitas, composto por um vasto conjunto de documentos, foi doado à Universidade de Aveiro em 2010 pela filha do compositor, Dra Elvira de Freitas e representa uma grande oportunidade para o desenvolvimento e investigação da UA na área da música, para docentes e investigadores da UA, assim como para investigadores e especialistas, externos a esta universidade.

O espólio, Frederico de Freitas, conta com:

  1. Partituras do compositor e de outros compositores, entre editadas e não editadas, inéditos e partituras da compositora portuguesa Berta Alves de Sousa, que se pensava estarem desaparecidas;
  2. Correspondência pessoal e profissional (cartas, postais de correio, postais ilustrados);
  3. Transcrições de campo de música popular portuguesa;
  4. Recortes de imprensa nacional e estrangeira;
  5. Fotografias;
  6. Revistas nacionais e estrangeiras (com artigos sobre o compositor e a sua música, artigos escritos pelo compositor;
  7.  Alguns artigos escritos pela própria esposa do compositor, Consuelo Varona;
  8.  Programas de eventos musicais,
  9.  Notas pessoais e textos manuscritos (planos de organização de concertos, rascunhos de correspondência profissional).

À semelhança de seu pai Frederico de Freitas, Dra Elvira construiu uma carreira na área da composição. Com o seu falecimento, os herdeiros doaram à Universidade de Aveiro o seu espólio em 2016.

Entre os vários documentos pessoais do compositor, destaca-se um conjunto de correspondência, num total de cerca de 3000 peças. Este conjunto documental encontra-se já tratado, podendo ser consultado em Biblioteca da UA

Os pedidos de consulta de documentos do espólio Frederico de Freitas devem ser enviados para o email pisilva@ua.pt.

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Deixe o seu comentário

Aconteceu na UA – Outubro 2017

Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda-ESTGA comemorou, no passado dia 6 de outubro, 20 anos.

Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda – ESTGA Fundo Universidade Aveiro

“ O Ensino Superior, em Portugal, atravessa um momento ímpar de consolidação (..) caracterizada por um ambicioso programa de expansão e por uma opção pela diversificação em duas vias para a sua concretização – o Ensino Superior Politécnico e o Ensino Superior Universitário(…).

A experiência que a concretização de um projecto de universidade nesta região nos deu, concedeu-nos um conhecimento profundo da realidade a que esta escola nova, aqui em Águeda, tem que responder.

Compete-lhe fundamentalmente escolher cursos, seleccionar currículos e desenvolver processos de formação que tenham em conta a natureza politécnica da Escola. (…) proporcionando sólida formação de base e cuidada preparação técnica e profissional que habilite os diplomados a responder às necessidades concretas e especificas do tecido empresarial desta Região e do País.

Criar uma Escola de ensino superior pode parecer coisa fácil, que se traduz no ato simples de assinar e publicar decreto ou lei. (…) Seremos agora tentados a admitir que ultrapassada essa barreira temos aí a Escola (…). Posso afirmar, por experiência vivida, que o mais difícil começa hoje. Não podemos, pois, dispensar a cooperação de ninguém.

[Palavras do Professor Júlio Pedrosa, enquanto Reitor da Universidade, na] abertura do ano académico na ESTGA, a 6 de Outubro de 1997 In Pedrosa, Júlio – 1945- Construir o presente e antecipar o futuro / Júlio Pedrosa. – Aveiro: Universidade de Aveiro, 2010, pp 164-165.

No passado dia 6 de Outubro a ESTGA, comemorou 20 anos de atividade continuando a centrar a sua prática pedagógica no aluno, seguindo uma estratégia de clara aproximação à comunidade envolvente.

Do programa das comemorações fez parte a apresentação do livro “Estga – 20 anos” que traça o percurso da Escola.

 

Mais informações do evento na página Facebook da ESTGA – Universidade de Aveiro

 

 

 

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

“Descoberta do Mês” – Setembro 2017

Novos Caloiros na UA

Em 1976, as matrículas na UA eram assim…

Circular nº 8-R/76 de 21  Setembro de 1976- Matrículas 1º ano

Circular nº 9-R/76 de 19 Outubro 1976 – Matrículas 1º ano

 

 

 

 

 

 

Complexo pedagógico – Fundo Universidade Aveiro

Setembro é mês de matrículas e entusiasmo pela chegada dos tão esperados caloiros que pela primeira vez chegam à Universidade.

A primeira fase das matrículas iniciou no passado dia 11, segunda-feira, no entanto estas prolongam-se até ao final da semana no Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico.

Os Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia, desejam a todos, especialmente aos que pela primeira vez ingressam nesta Academia,

Saudações e Muitos Sucessos Académicos

 

 

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

Boas Férias

As instalações da Universidade de Aveiro encerram, entre os dias 7  e 18 de agosto, à semelhança do que tem acontecido nos anos mais recentes, sem prejuízo da manutenção de alguns serviços centrais.

O arquivo da UA deseja a todos os utilizadores, internos e externos, o merecido descanso e para os que ficam na nossa companhia, continuação de bom trabalho!

 

Jcob Nasyr

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Deixe o seu comentário

Aconteceu na UA – julho 2017

Na rubrica “Aconteceu na UA” de junho de 2017, relembrámos a presença da pintora francesa Hélène de Beauvoir na Universidade de Aveiro.

Na sequência da homenagem prestada à pintora, a 3 de junho de 95 nas comemorações do Dia Aberto da UA, Hélène de Beauvoir assinou protocolo de doação de parte do seu espólio no dia 9 de junho de 1995.

Este mês de julho selecionámos alguns recortes de imprensa da época para relembrar o momento, bem como algumas fotografias que fazem parte do fundo da UA.

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário