Category Archives: Sem categoria

Fruut

Há dias fiquei chocado com uma notícia do Público que anunciava que “Já há supermercados na Europa a vender fruta e legumes “feios”“. Isto é bater no fundo, pensei eu. Percebo todas as razões que estão por detrás de uma decisão destas e seria o primeiro a bater-me por uma abordagem sustentável deste tipo que permitisse combater o desperdício de alimentos em que o mundo ocidental é especialista… se… Se não acreditasse que há formais muito mais eficazes de valorizar esse tipo de fruta do que a sua venda a preços de saldo, frequentemente saida do produtor a preços abaixo de custo… E eis senão quando sou confrontado com imagens na televisão à hora do almoço que demonstram isso mesmo. Um pequeno produtor de Viseu tinha apostado em valorizar a maçã rejeitada desidratando-a e convertendo-a num snack.

O produto, desenvolvido em colaboração com a Escola de Biotecnologia da Universidade Católica, e comercializado sob a marca Fruut foi premiada na edição deste ano dos Nutrition awards. De como valorizar o desperdício é melhor do que simplesmente o deixar apodrecer no campo ou vende-lo ao desbarato.

Do outro premiado daremos notícia amanhã.

Mais detalhes neste vídeo da Sic Notícias

 

Origami para sem abrigo

No seguimento do artigo sobre calçado origami fizeram-me chegar este sobre abrigos origami para sem abrigo ou para situações de catástrofe. O Cardborigami é uma criação da designer Tina Hovsepian e consiste num abrigo feito de cartão, usando os conceitos do origami, capaz de proporcionar um alojamento temporário.

A simplicidade do conceito, os materiais, e o objetivo do trabalho fazem disto uma boa ideia a caminho de se tornar uma inovação. Para isso só lhe falta chegar ao mercado, e para isso conta com uma campanha de crowdfunding no GoFundMe. Para quem quiser contribuir…

Personalização

A personalização dos produtos é uma tendência cada vez mais importante. Há tempos as bicicletas e a sua personalização foram objeto de posts aqui no blog. Mas se não é   de grande consumo é necessário mais imaginação. Ficam aqui dois exemplos de sucesso que contribuem para uma fidelização dos clientes/utilizadores à marca:

O primeiro saiu-me no monitor quando abri o Google no dia do meu aniversário

Não é difícil fazer uma coisa destas com a informação que têm de nós… Mas concebe-lo e dar-se ao luxo de o fazer para os milhões de utilizadores que usam o Google diariamente comporta um trabalho e tem custos que nem todas as empresas se disponibilizariam a pagar… Mas a sensação que se tem ao ver uma coisa destas é muito mais forte do que qualquer campanha de marketing…

O segundo exemplo é uma campanha bem conseguida da Nutella que visa personalizar os rótulos das embalagens. Claramente o que limita a personalização de um produto é apenas a nossa imaginação…

Gelados portugueses

Com o Verão quase no fim apetece mais do que nunca falar de gelados… Este tema quase me fez suspender o jejum de posts neste blog, primeiro quando uma caixa de gelados da Santini entrou cá em casa, e depois quando vi os gelados lançados pela Fabridoce.

Os gelados da Santini são indiscutivelmente os melhores gelados portugueses. E se agora já não necessitávamos de ir ao Tamariz para os provar, com as lojas que a casa abriu na grande Lisboa ou a possibilidade de os ter em casa com o seu serviço de entregas, a verdade é que quem mora longe de Lisboa só nas raras visitas à Capital podia ter o prazer deste grande gelado. Mas a Santini foi mais longe e numa parceria com o Corte Inglês permitiu que os seus gelados chegassem a um público mais vasto.

A Fabridoce é toda uma outra história. Não sendo um especialista em gelados, mas sim em doces regionais, surpreendeu o mercado com uma linha de Gelados de Portugal, com sabores tão típicos quanto leite creme, requijão com doce de abóbora, banana da Madeira com chocolate ou ovos moles de Aveiro… Uma maneira de chegar a novos públicos e de quebrar as fronteiras do regional tornando-o cada vez mais universal.

 

Para os interessados fiquem ainda com o vídeo promocional da Santini sobre a sua história.

 

Os protótipos

O desafio era com as matérias primas à sua disposição criar um protótipo de um produto… Se tivesse um traço distintivo que me pudesse surpreender tanto melhor… E os resultados de fato ultrapassaram as minhas expectativas! Sabonetes de lima, patés, geis para cabelo, gomas de frutas, geleia de kiwi… e um fantástico chocolate negro recheado de ovos moles que a quem mostrava me perguntava onde poderia comprar… Imagens de alguns do produtos de que tenho amostras abaixo… Parabéns a todos pelo esforço e por terem feito deste desafio um projeto bem sucedido…

PS Obtive uma imagem do “ketchup” de pimentos em amarelo e vermelho…

Steve Jobs

Era um dos meus herois… Com a sua morte ficamos todos mais pobres… Dois momentos para recordá-lo: A apresentação do Macintosh em 1984, e a publicidade da Apple em que ele não aparece mas que é dele que fala o tempo todo…