Malcom Gladwell é dos meus autores favoritos. Os seus livros Tipping Point, Blink e Outliers são deliciosos e, como se diz em inglês, “unputdownable”… Não se conseguem parar de ler tão interessantes são os temas e abrangente o olhar do autor. Tipping Point (em portugês A Chave do Sucesso) é, entre outras coisas, sobre o funcionamento do marketing viral e de como as ideias se propagam e têm, ou não, sucesso. Blink é sobre como sabemos e tomamos decisões num rápido olhar inconsciente. Outliers começa por ser sobre pessoas extraordinárias e o que fez delas pessoas únicas, ou se quiserem de como o talento é menos importante do que o ambiente certo para ele se desenvolver.
Tive a oportunidade de trazer o último livro dele dos EUA “What the Dog Saw”. Colecção de crónicas e artigos na New Yorker, não parece ter um fio condutor mas aborda uma quantidade e diversidade de assuntos interessantes que são relevantes para o desenvolvimento de novos produtos desde o rei dos televendedores até à razão porque há muitas mostardas mas apenas um ketchup. Em época de feiras de livros ficam como sugestão os livros dele… Para abrir o apetite talvez esta palestra TED seja o ideal (ele escreve melhor do que fala, prometo-vos…) já com legendas em português… (Como o video no site da TED parece estar com problemas deixo também a versão do Youtube…)