Heinz e o novo ketchup

Ketchup é Heinz, e parece que ao contrário da maioria dos produtos não há forma de o modificar ou melhorar (há alguns artigos interessantes de Gladwell e outros sobre o assunto…) Ou melhor, não havia, porque esta manhã fui surpreendido com a notícia de que a Heinz estaria a alterar a fórmula do seu ketchup pela primeira vez em quarenta anos… Isto vem no seguimento da história que mencionei aqui no passado domingo sobre a alteração de política de empresas alimentares nos EUA.
Transcrevo do site do DN a notícia de um assunto que pode tornar-se um case study. Vale a pena mantermo-nos atentos…

” O fabricante do ketchup Heinz, o mais consumido nos Estados Unidos, decidiu fazer a primeira grande mudança dos últimos 40 anos na sua receita. Tudo porque a empresa subscreveu com outros 15 fabricantes americanos de produtos alimentares uma iniciativa nacional para reduzir o teor de sal dos alimentos, tornando-os mais saudáveis. Mas os consumidores habituados ao actual sabor não gostaram da ideia.

O novo ketchup tem menos 15% de sal do que o anterior e a alteração está a ser feita discretamente, não sendo sequer divulgada nas embalagens, explicaram os responsáveis da companhia, que viram a página no Facebook encher-se de advertências de seguidores, que ameaçavam trocar de marca se a Heinz reduzisse o sal.

“Os primeiros testes de sabor entre consumidores foram realizados em Pittsburgh (Pensilvânia), antes de realizar as mudanças em outras cidades, para assegurarmos que a nova receita responde às expectativas”, afirmou uma porta-voz da companhia.

O novo ketchup chegará às lojas dos EUA no Verão e, apesar de ir contra muitos clientes que temem uma mudança no actual sabor do produto, a empresa pretende, com a iniciativa, ganhar terreno entre os consumidores mais preocupados com a saúde. ”