Aconteceu na UA – Janeiro 2016

Adriano José Alves Moreira (1922-      ): o político e o académico

Advogado, jurista, estadista, deputado, internacionalista, politólogo, sociólogo e professor universitário português, Adriano José Alves Moreira, nasceu em Macedo de Cavaleiros a 15 de setembro de 1922. Cedo mudou para Lisboa onde frequentou o Colégio de Santo António e os Liceus Passos Manuel e do Carmo  e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa onde se licenciou em Ciências Histórico-Jurídicas (1944).

Assumiu desde jovem cargos públicos, destacando-se no regime do Estado Novo no campo da estratégia colonial. Foi ministro português do Ultramar, de 1961 a 1963, no governo de António de Oliveira Salazar; fundador e dirigente do instituto de estudos africanos; e também Presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa, entre outros cargos de relevo.

Posteriormente ao 25 de Abril foi um dos vultos notáveis do Centro Democrático Social (CDS) e parlamentar estimado. Escreveu várias obras, entre as quais um compêndio de Ciência Política (1983).

Depois de se afastar da vida política, em 1995, Adriano Moreira tem recebido homenagens de várias instituições e, desde então, no seu extraordinário percurso dedica-se ao ensino, à investigação e a dissertar sobre a conjuntura portuguesa, política, direito e relações internacionais, conforme refere a resenha biográfica aqui citada.

Adriano Moreira foi reconhecido com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro, numa cerimónia realizada no passado dia 15 de dezembro de 2015, integrada nas comemorações do 42º aniversário desta Universidade, embora tivesse já presenteado a nossa academia com sua presença em momentos igualmente relevantes, dos quais se mostram as imagens principais.

FT-CA-5-124
FT-CA-5-123
FT-CA-8-123
FT-CA-8-124
FT-CA-5-124
Prof. Adriano Moreira profere a Lição de Abertura na Sessão de Abertura do Ano Académico, em 6 de Outubro de 1999

Filme com Entrevista Adriano Moreira

Esta entrada foi publicada em Repositório. ligação permanente.