“Descoberta do mês” – Outubro 2019

A formação de Músicos foi criada pela Portaria nº 1077/89 de 13 de Dezembro com a Licenciatura em Ensino de Música na Universidade de Aveiro.

Integrado no projeto de criação de um Departamento de Artes e Comunicação, iniciou em 1990 o 1º ano da licenciatura em Ensino de Música na UA.

Partilhamos com o utilizador imagens do Departamento de Comunicação e Arte, que pertencem ao fundo da UA, bem como a notícia sobre o início do novo curso, que se encontra disponível para leitura no Boletim Informativo nº 8 (pág. 1) e nº 10 (pág. 2) de 1990.

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

Boas Férias

O arquivo da UA deseja a todos os seus utilizadores o merecido descanso.

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

Aconteceu na UA – julho 2019

Pretendendo reconstituir a história institucional, o Arquivo da Universidade de Aveiro disponibiliza fontes essenciais para o (re)conhecimento dos primeiros anos da Instituição com mais uma publicação da rubrica Aconteceu na UA.

Decorria o ano de 1998 e a 15 de dezembro, a Universidade de Aveiro comemorava 25 anos de existência.

Nesse dia festivo várias foram as entidades que se fizeram representar, com destaque para o antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, o Ministro da Educação, Prof. Marçal Grilo, atual Presidente do Conselho Geral da UA, o antigo Ministro da Ciência e Tecnologia, Prof. Mariano Gago, a Doutora Maria Barroso, bem como inúmeros Professores e Reitores de outras universidades.

Partilhamos alguns desses momentos, através de imagens e da Folha Informativa que fazem parte do arquivo histórico da UA.

« de 12 »

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

“Descoberta do mês” – Julho 2019

Decorria o ano de 1996 e os Serviços de Documentação, atuais, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia, abriam à comunidade académica o seu novo sistema informático ALEPH.

O ALEPH, sistema integrado de gestão de bibliotecas, permitia ao utilizador consultar o catálogo e realizar pesquisas no acervo da Biblioteca Universitária.

Para além disso este sistema possibilitava ao utilizador, após a sua autenticação na plataforma, renovar empréstimos domiciliários, reservar obras, inserir pedidos de aquisição e pedidos de empréstimo inter-bibliotecário, entre outras tarefas.

A abertura do novo sistema, ALEPH, à comunidade académica foi notícia na Folha Informativa, revista com informação sobre as atividades da Academia, de Abril de 1996 (pág. 8) que agora partilhamos com o utilizador.

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

“Descoberta do mês” – Junho 2019

O velho e o novo estão presentes, simbolicamente [no campus da Academia]. O passado é representado pelos vários poços rurais, heranças das hortas que antecederam o Campus.

AMORIM, Inês – História da Universidade de Aveiro: a construção da memória : 1973-2000. Aveiro: Universidade, 2001. p. 46.

Partilhamos com o nosso utilizador, imagens de um dos poços rurais, das antigas hortas, e que se encontra conservado no espaço do campus.

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

Aconteceu na UA – Maio 2019

No dia 2 de Junho de 1990, teve lugar na Universidade mais um dos momentos altos da nossa academia: O Dia da Universidade, momento que se reveste de especial significado para os alunos que terminam o seu curso.

Nesse ano foram inaugurados, durante as festividades do Dia da UA, os novos edifícios do Departamento de Ambiente e Ordenamento, Eletrónica e Telecomunicações a as Residências Universitárias.

É tempo agora de partilhar com o utilizador alguns desses momentos com documentos que pertencem ao fundo Universidade de Aveiro.

Departamento de Ambiente e Ordenamento
Departamento de Eletrónica e Telecomunicações
Residências da UA
Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

“Descoberta do mês” – Maio 2019

A Universidade de Aveiro, no âmbito de um projeto de cooperação, assinou em 1996 um protocolo com a Associação Industrial de Águeda.

Partilhamos com o público alguns desses momentos, através de recortes de imprensa e fotografia que pertencem ao Fundo da Universidade de Aveiro

Jornal da Pateira [1996]
Correio do Vouga – 06-03-1966
Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

Boa Páscoa

Publicado em Repositório | Deixe o seu comentário

Aconteceu na UA – Março 2019

Em março de 1999 a Universidade de Aveiro recebeu a 1ª Conferência Nacional da Associação Europeia de Professores de Piano, que decorreu no departamento de comunicação e arte, no âmbito das comemorações do 150º aniversário da morte de Chopin.

Na sessão inaugural intervieram, Nancy Lee Harper, professora aposentada da Academia e o Reitor Prof. Júlio Pedrosa.

Partilhamos com o público algumas recortes de imprensa do fundo Universidade de Aveiro.

Litoral – 18-03-1999 – Fundo Universidade Aveiro

Diário de Aveiro, 16-3-99 Fundo Universidade de Aveiro

Diário de Aveiro  16- 03-1999 Fundo Universidade Aveiro

 

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário

“Descoberta do mês” – Março 2019

Segundo o artigo 20.º dos estatutos da Universidade de Aveiro, publicados pelo despacho normativo 52/89 de 1 de junho de 1989, são competências do Conselho da Universidade:

(…) assegura[r] a relação permanente com o exterior, possibilitando a discussão das linhas de desenvolvimento da Universidade, competindo-lhe, nomeadamente:

a) Elaborar propostas para dinamizar, no âmbito cultural, científico e técnico, as relações com a comunidade;

b) Dar parecer sobre os planos de desenvolvimento da Universidade que lhe sejam apresentados pelos órgãos do governo;

c) Dar parecer sobre a criação ou extinção de cursos, departamentos e estruturas da universidade, ou por esta participadas, quando solicitado.

Aproveitando a vinda à UA de várias individualidades para as comemorações do Doutoramento Honoris Causa, o Reitor, Professor Doutor Renato Araújo, através da nota de serviço nº 16-R/91 de 19 de novembro, institucionalizou o órgão do governo – Conselho da Universidade.

Nota Serviço 16-R-91 de 19 de novembro

 

 

 

 

 

Publicado em Arquivo, Universidade de Aveiro | Tags | Deixe o seu comentário