WORKSHOPS Bibliotecas da UA

Imagem cartazAs Bibliotecas da UA promovem três workshops de participação gratuita destinados a toda a comunidade académica. Os workshops focam temas variados, tendo como principal objetivo aprofundar as competências dos participantes na descoberta, avaliação e gestão da informação científica.

As inscrições são gratuitas e encontram-se abertas, devendo ser efetuadas através do link indicado em cada Workshop.

Não stresses! Usa o Mendeley
8 de abril | 14h – 16h [inscrição]
13 de abril | 16h – 18h [inscrição]
Sala de formação da Biblioteca da UA

Sobre o workshop
Todos sabemos que a organização e gestão das citações e referências bibliográficas no âmbito de um trabalho académico ou científico pode ser motivo de stress e desorientação. Onde posso organizar toda a informação bibliográfica recolhida e geri-la de forma eficaz, qual o estilo a usar e que configuração devem ter as citações e as referências? Este workshop dá-te a solução: foca-se na automatização das tarefas ligadas à gestão de referências bibliográficas com recurso ao Mendeley.

 

O admirável mundo dos livros eletrónicos
14 de abril | 11h – 13h [inscrição]
Sala de formação da Biblioteca da UA

Sobre o workshop
A publicação digital de livros por editoras de caráter científico e académico é já há muito uma realidade. Se é verdade que nas estantes das Bibliotecas podes encontrar ainda muitos dos livros essenciais para o estudo e investigação das várias áreas de conhecimento, é já possível o acesso no campus da UA ou por meio de login e password o acesso e download de livros e capítulos de livros com pertinência e qualidade científica. Neste workshop, essencialmente de caráter expositivo, serão apresentadas algumas das fontes principais para o acesso a livros eletrónicos e fornecidas algumas dicas que podem ser úteis neste processo de descoberta e seleção.

 

Pesquisa de informação estatística: PORDATA
29 de abril | 14h30 – 16h30 [inscrição]
Auditório 18.1.8 – Departamento de Educação

Sobre o workshop
Numa sociedade cada vez mais preocupada com números, a informação estatística é fundamental para suportar relatórios, análises, críticas e propostas. Numa academia, a sua aplicação multidisciplinar, através dos vários indicadores, assume especial importância tanto para o ensino como para a investigação em desenvolvimento.
É neste sentido que, sabendo da importância da informação estatística para a comunidade académica da Universidade de Aveiro, a Biblioteca promove o workshop “Pesquisar informação estatística: PORDATA”, a ser dinamizado por Melissa Gama, técnica do PORDATA.

 

Inscreva-se já!

Para informações adicionais contactar Susana Dias – sbidm-formacao@ua.pt ­ ext: 22303 ou 22304.
http://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/formar

+ informação
Telf.: (351) 234 372 504 | Ext.: 22303
E-Mail: sbidm-formacao@ua.pt
URL: http://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/formar