Global Accessibility Awareness Day

A acessibilidade digital é um tema muito discutido e explorado, visando o desenvolvimento de tecnologias e recursos que permitam aos utilizadores com necessidades especiais um acesso mais uniforme à informação e ao conhecimento.

Com o intuito de reforçar esta temática, o Serviço de Apoio ao Utilizador com Necessidades Especiais, sediado na biblioteca da Universidade de Aveiro, junta-se à comemoração do Dia da Consciencialização Global da Acessibilidade (#GAAD), assinalado anualmente no dia 15 de maio, despertando a consciência para o que se pode fazer tanto ao nível da produção de conteúdos acessíveis, como de técnicas que promovam essa mesma acessibilidade.

Sabes que podes legendar um vídeo que se encontra disponível no canal do YouTube?
Na barra de navegação do vídeo clica no ícone “Legendas”. De seguida, seleciona “Ativar” e escolhe o idioma do vídeo. Em “Opções” podes também selecionar um conjunto de preferências de visualização.
Incorporar legendas num vídeo permite que os conteúdos possam estar disponíveis para utilizadores com dificuldades auditivas ou que falam outros idiomas.

Sabes como podes avaliar a acessibilidade de um site?
Para verificares se uma determinada página Web apresenta os conteúdos HTML de acordo com as diretrizes de acessibilidade podes utilizar algumas ferramentas gratuitas que fazem essa avaliação. Destacamos entre elas o Access Monitor, disponível através do link http://www.acessibilidade.gov.pt/accessmonitor, assim como a ferramenta WAVE – Web Accessiility Evaluation Tool, acessível através do link http://wave.webaim.org. Em ambas as ferramentas, basta colocares o endereço da página Web que pretendes avaliar e de seguida é apresentado um relatório com os erros e sugestões de melhoria da acessibilidade.

Sabes como criar um documento acessível?
Para criares um documento acessível nos formatos Word, PowerPoint ou PDF é importante estruturá-los de acordo com um conjunto de orientações que permitem que esses mesmos documentos possam estar acessíveis a quem utiliza tecnologias de apoio (como por exemplo, leitor de ecrã, switch).
Podes consultar algumas dessas orientações na página Produzir conteúdos digitais acessíveis do site do Serviço de Apoio ao Utilizador com Necessidades Especiais.

Acompanha também…
Global Accessibility Awareness Day – activities
Jisc TechDis (canal no Youtube)