“Um livro para férias” em formato acessível

O Serviço de Apoio ao Utilizador com Necessidades Especiais (SAUNE) das bibliotecas da UA disponibiliza livros em formato acessível que não estão inseridos na bibliografia recomendada pelos docentes, nomeadamente literatura nacional ou internacional que façam o leitor com dificuldades visuais viajar.

Para as férias de Natal foram selecionados os livros “O gigante enterrado” de Kazuo Ishiguro e “Os contos exemplares” de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Estes documentos, que passaram por um processo de conversão, estão disponíveis no repositório Biblioteca Aberta do Ensino Superior da Universidade de Aveiro (BAES-UA). Por se tratar de reproduções completas, os conteúdos disponibilizados obedecem às regras fixadas no Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos. Por esta razão, apenas um grupo restrito de utilizadores tem acesso a esses conteúdos, nomeadamente utilizadores com dificuldades motoras ou visuais da UA e das instituições parceiras do projeto BAES.
Quando os livros convertidos fazem parte das coleções das bibliotecas da UA, essa indicação é dada no catálogo bibliográfico através da designação “Acesso restrito utilizador com necessidades especiais” que contém a hiperligação para o documento disponibilizado no repositório.

Processo de conversão

A partir de um livro impresso que se encontra disponível na Biblioteca desenvolve-se um processo de conversão que termina com um documento digital em formato acessível. Este processo compreende as seguintes etapas:

  • digitalização do livro, originando um ficheiro PDF;
  • reconhecimento ótico dos caracteres do conteúdo do PDF, com recurso a um programa específico;
  • correção no programa de erros de deteção de caracteres;
  • passagem dos conteúdos para um documento Word;
  • aplicação de regras de acessibilidade;
  • conclusão do tratamento com a exportação do documento para dois formatos: RTF e PDF.

Concluído este processo e recorrendo a um computador com um programa de leitura de ecrã, uma pessoa com dificuldades visuais consegue ter acesso aos conteúdos do livro, ouvindo-os.

Os documentos convertidos são disponibilizados no repositório Biblioteca Aberta do Ensino Superior da Universidade de Aveiro (BAES-UA).

Incluir para integrar – biblioteca da UA dinamiza atividade para jovens com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento

No dia 30 de abril, o Serviço de Apoio ao Utilizador com Necessidades Especiais (SAUNE) das bibliotecas da Universidade de Aveiro (UA) dinamizou a atividade “Pesquisar e localizar livros no catálogo das bibliotecas UA “. Esta atividade decorreu na Mediateca em colaboração com a aluna Marisa Maia do Programa Doutoral em Educação, ramo Diversidade e Educação Especial, cujo trabalho de investigação se enquadra na temática “Desenvolvimento pessoal e socioprofissional de jovens com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais em contexto universitário ”.

Esta dinâmica teve como objetivo proporcionar a este o grupo de jovens uma experiência de aprendizagem e partilha de conhecimento nas bibliotecas da UA, através da realização de um conjunto de atividades:

  • apresentação do catálogo bibliográfico, onde se abordaram as tipologias de publicações disponíveis, a forma de acesso ao catálogo e os diferentes tipos de pesquisa.
  • visita às bibliotecas da UA, nomeadamente à Mediateca (Departamento de Psicologia e Educação) e à Biblioteca do campus, com o intuito de dar a conhecer os diferentes espaços existentes e de colocar em prática os conteúdos apresentados no primeiro momento.

Localizado na Biblioteca do campus, o SAUNE disponibiliza recursos e serviços para apoiar o ensino e a aprendizagem aos alunos com necessidades especiais (cegos, baixa-visão, dificuldades motoras), contribuindo para uma cultura mais inclusiva no seio da comunidade académica.

Um livro, vários formatos

As bibliotecas da UA disponibilizam um serviço especializado no apoio aos alunos que têm algum tipo de dificuldade de acesso ao texto impresso, quer seja ao nível da mobilidade dos membros superiores, quer ao nível da visão.

Para que este acesso seja efetivo, o Serviço de Apoio ao Utilizador com Necessidades Especiais (SAUNE) das bibliotecas da UA desenvolve um processo de conversão que parte dos livros impressos disponíveis nas estantes e termina em documento digitais em formato acessível.

Ler mais sobre Um livro, vários formatos

Como criar conteúdos digitais acessíveis

A informação e o conhecimento devem ser recebidos por todos de igual forma, independentemente do formato onde a mesma é transmitida. Assim, no próprio ato de registar num documento um conjunto de ideias, factos e opiniões é pertinente certificarmo-nos que essa informação se encontra acessível e bem estruturada, de modo, a não ser necessário a posteriori adaptar essa mesma informação às necessidades específicas de cada perfil de utilizador.

A razão de se produzirem conteúdos digitais acessíveis possibilita:
O acesso à informação e ao conhecimento a todos os utilizadores incluindo os utilizadores com deficiência;
A navegação e compreensão dos conteúdos a um maior número de utilizadores;
Maior visibilidade aos seus conteúdos, na pesquisa web.

Ler mais sobre Como criar conteúdos digitais acessíveis