Um livro, vários formatos

As bibliotecas da UA disponibilizam um serviço especializado no apoio aos alunos que têm algum tipo de dificuldade de acesso ao texto impresso, quer seja ao nível da mobilidade dos membros superiores, quer ao nível da visão.

Para que este acesso seja efetivo, o Serviço de Apoio ao Utilizador com Necessidades Especiais (SAUNE) das bibliotecas da UA desenvolve um processo de conversão que parte dos livros impressos disponíveis nas estantes e termina em documento digitais em formato acessível.

Este processo compreende as seguintes etapas:

• digitalização do livro, originando um ficheiro PDF;
  • reconhecimento ótico dos caracteres do conteúdo do PDF, com recurso a programa específico;
  • correção no programa de erros de deteção de caracteres;
  • passagem dos conteúdos para um documento Word;
  • aplicação de regras de acessibilidade, e;
  • finalizado o tratamento, o documento é guardado em dois formatos: RTF e PDF.

Com os livros nestes formatos e recorrendo a um computador com um programa de leitura de ecrã, uma pessoa com dificuldades visuais consegue ter acesso aos conteúdos do livro ouvindo-os.

Os documentos convertidos são depois disponibilizados num repositório designado por Biblioteca Aberta do Ensino Superior da Universidade de Aveiro (BAES-UA). Uma vez que se tratam de reproduções de obras, muitas vezes completas, os conteúdos disponibilizados obedecem às regras fixadas no Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos. Por esta razão, apenas um grupo restrito de utilizadores tem acesso a esses conteúdos, ou seja, os que tenham comprovadamente dificuldades motoras ou visuais.

Quando os livros convertidos fazem parte das coleções das bibliotecas da UA, essa indicação é dada no catálogo bibliográfico através da designação “Acesso restrito utilizador com necessidades especiais” que contém a hiperligação para o documento disponibilizado no repositório.

O conjunto de livros já convertidos pelo SAUNE são na sua maioria livros que fazem parte da bibliografia recomendada das disciplinas lecionadas na Universidade e por isso abrangem áreas do conhecimento, como a Música, a Psicologia, a Saúde, a Educação e a Gestão.

Destacam-se alguns títulos de livros disponíveis em formato acessível e disponíveis no repositório BAES-UA, apenas para utilizadores autorizados:
DSM-IV-TR: manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais [impresso] [digital acessível]
A força dos afectos [impresso] [digital acessível]
Manual de psicopatologia [impresso] [digital acessível]
Practical evidence-based physiotherapy [impresso] [digital acessível]
(Des) equilíbrios familiares: uma visão sistemática [impresso] [digital acessível]