A informação e o conhecimento devem ser recebidos por todos de igual forma, independentemente do formato onde a mesma é transmitida. Assim, no próprio ato de registar num documento um conjunto de ideias, factos e opiniões é pertinente certificarmo-nos que essa informação se encontra acessível e bem estruturada, de modo, a não ser necessário a posteriori adaptar essa mesma informação às necessidades específicas de cada perfil de utilizador.
A razão de se produzirem conteúdos digitais acessíveis possibilita:
O acesso à informação e ao conhecimento a todos os utilizadores incluindo os utilizadores com deficiência;
A navegação e compreensão dos conteúdos a um maior número de utilizadores;
Maior visibilidade aos seus conteúdos, na pesquisa web.
Em suma, a acessibilidade é um valor acrescentado, que dever estar presente no dia-a-dia de todos os produtores e gestores de informação.
Durante o processo de criação e estruturação de conteúdos é necessário ter presente as necessidades específicas de cada utilizador e as tecnologias de apoio utilizadas. Nesse sentido, e de forma a tornar mais célere e ágil o processo de criação e estruturação de conteúdos digitais, indicam-se, de seguida, um conjunto de recomendações para serem seguidas por qualquer produtor de informação:
Tipo de letra
Utilizar um tipo de letra legível e não serifada (por exemplo Arial ou Verdana)
Tamanho de letra
Para o corpo de texto utilizar o tamanho 12 ou 11
Evitar tamanhos inferiores a 10 pontos.
Alinhamento do texto
O alinhamento deve ser efetuado à esquerda. Não se deve justificar o texto
Idioma do texto
Selecionar o idioma geral do documento e o idioma específico, nas situações em que existem palavras em outros idiomas. A definição do idioma permite pronunciar corretamente o idioma das palavras pelos leitores de ecrã.
Paginação
Colocar paginação no documento, no início, ou no fim da página, de forma a facilitar a localização da informação ao utilizador.
Criação de cabeçalhos
A utilização de estilos ajuda na compreensão da estrutura do conteúdo (capítulos, títulos, subtítulos), facilitando a navegação e o acesso rápido à informação aos utilizadores que utilizam tecnologias de apoio, nomeadamente os utilizadores cegos.
Imagens, ilustrações e gráficos
Todas as imagens devem conter um texto alternativo.
Todas as imagens devem ser acompanhadas por uma legenda.
Os gráficos e tabelas devem ser antecedidos com um breve sumário sobre a sua organização – número de colunas e linhas e um resumo do conteúdo.
O Microsoft Office 2016 inclui uma ferramenta para Word, PowerPoint e Excel designada Verificador de Acessibilidade/Check Accessibility, que permite verificar se o documento levanta problemas de acessibilidade a utilizadores com deficiência.
mais informação:
Criar documentos do Word mais acessíveis no Office 2016
Guia para a produção de conteúdos digitais acessíveis
Places – plataforma de acessibilidade