Yoomi, ou os bébés e os lead users

A pressão e as tensões nervosas da paternidade (ou no outro extremo a liberdade de ser avô) são motores fantásticos para a criação de inovações por lead users muitas das quais sob a forma de inovações disruptivas. Foi assim com a fralda descartável. Foi assim com o carrinho de bébé dobrável criado por um engenheiro aerónautico inglês, Owen Maclaren, e que se tonou um ícone do design. Foi assim com o biberão “auto-esquentável” (sugestões para self-warming são bem vindas).

Há dias, a ler no metro o jornal do vizinho por cima do ombro, como é meu hábito, descobri a história de como Jim Shaikh cansado de noites mal dormidas a aquecer o biberão de um filho prematuro criou o Yoomi e está a torna-lo um negócio milionário. Talvez o ideal seja escutar a história contada pelo seu próprio criador que podem encontrar aqui.

Se quiserem mais detalhes podem encontrar a noticia que me fez descobrir este produto aqui. Vale a pena ler para ver o percurso de invenção a inovação, que hoje passa forçosamente pela China…

Notem a descrição do funcionamento do biberão na imagem abaixo… Estaria ao alcance de qualquer (futuro) engenheiro… Em 2009 tive um projecto de alunos que tentavam fazer algo deste tipo mas para arrefecer uma bebida… O conceito de funcionamento, com uma palhinha, era semelhante…