Category Archives: Open innovation

SAP e a open innovation

Os MUPIs da SAP já me deram temas para outros posts. É uma empresa muito atenta às necessidades de gestão e à criação de ferramentas para a gestão da inovação. Agora que a Open innovation entrou decididamente no mainstream da gestão a SAP desenvolveu uma ferramenta tipo cloud para a recolha de informação dispersa na empresa, potenciando o brainstorming.

Molho de mixórdia

Não sei se se lembram ainda deste programa que foi transmitido por alturas do final da última sessão de DPQ e que é um excelente exemplo do que são os nossos projetos nesta disciplina. E assim, sem ironias, apreciem a identificação de uma necessidade não resolvida e a tentativa de conceptualização de uma produto para a resolver. Notem como a discussão sobre um tema aparentemente parvo se prolonga para lá do final do programa porque afinal  todos reconhecem a importância do problema e de procurar uma solução para ele…

Sonae I,D&I

No último relatório do Ranking de I&D em Portugal (infelizmente datado já de 2009…) a Sonae aparecia em segundo lugar como a empresa que mais investia  em inovação no país… O Livro de Inovação Retalho 2011, recentemente apresentado, mostra como esta é uma das empresas com mais vitalidade em termos de I,D&I com investimentos da ordem dos €52 milhões(!) por ano… Uma inovação dedicada a criação de novos produtos, serviços, processos e ações de ativação de marca e de responsabilidade social… E em que é que isto se traduz? Em 80 novos projetos implementados nesse ano que permitem, por exemplo a redução do tempo de resposta no fabrico do pão para 16 minutos, a redução de 30% do custo por metro quadrado no consumo energético da lojas Worten, ou a poupança anual de 48 mil horas de trabalho nas lojas Modalfa… E isto, indo beber à sabedoria da própria empresa, chamando os trabalhadores a um processo de inovação aberta que permite criar vantagens competitivas para a empresa (Todos a inovar, pag 10)… Não é pois de espantar que depois seja objeto de visitas de estudo dos principais grupos a operar na área do retalho internacional… Inspirando-se também neles para as suas inovações (Networking pag 12)… Frequentemente este tipo de relatórios são insuportáveis, mas este é altamente recomendável, pelo conteúdo, mas também pelo seu design gráfico.  Folheiem-no e descubram o que pode ser a inovação made in Portugal…

Clube amostra grátis

Sim, grátis… Surgiu em São Paulo este ano… A ideia é genial como todas as ideias boas. Por cerca de €20/ano podem-se escolher 5 produtos em lançamento por mês, gratuitamente, e através da participação em inquéritos de satisfação ainda contribuir para o melhoramento dos produtos… Ganha o consumidor com um mais fácil acesso aos produtos que de facto lhe interessam, e aos mais recentes e inovadores. E ganham as empresas com um contacto mais directo e íntimo com potenciais clientes para fazer estudos de mercado…  O que falta para adoptar o conceito por cá?

Kotler em Aveiro

Se calhar também lá estiveram… No meio da multidão que acorreu a Aveiro e encheu o auditório do centro de congressos era difícil identificar alguém… Mas quem esteve presente não deu por perdido o seu tempo… É fascinante escutar alguém que pensa com tal clareza e brilhantismo… E sobretudo alguém que se reinventa e renova actualizando-se de forma a acompanhar um mundo em mutação imprevisível como ele próprio admitiu… Foi muito mais do que uma lição de marketing, foi abrir os olhos para o fascinante e complexo mundo que nos espera… O Marketing 3.0, as empresas que amamos e para quem adoramos trabalhar, e as preocupações sociais de um marketeer que nos promete um mundo melhor, e não através do consumo… Para quem não pode ver fica aqui um video de Kotler a falar sobre CCDVTP e open innovation…

(Uma palavra para a apresentação muito interessante sobre o desenvolvimento da nova linha de cafés da Torrié… Infelizmente parece que tão nova que ainda nem há informação no site da empresa…)

Inovação a baixo custo na Índia

A Índia tem, por razões que se prendem com a sua estrutura económico-social, uma fonte de inovações a custo muito baixo, algumas das quais podem vir a tornar-se sucessos mundiais. São exemplos interessantes de como mercados marginais podem ser interessantes se pensados de uma forma alternativa. Reparem nesta notícia:

India unveils prototype of $35 tablet computer

By ERIKA KINETZ, AP Business Writer – Fri Jul 23, 12:55 pm ET

MUMBAI, India – It looks like an iPad, only it’s 1/14th the cost: India has unveiled the prototype of a $35 basic touchscreen tablet aimed at students, which it hopes to bring into production by 2011.

If the government can find a manufacturer, the Linus operating system based computer would be the latest in a string of “world’s cheapest” innovations to hit the market out of India, which is home to the 100,000 rupee ($2,127) compact Nano car, the 749 rupees ($16) water purifier and the $2,000 open-heart surgery.”

Há dias chegou-me de um ex-aluno um outro exemplo de inovação na Índia. É uma série de que podem encontrar outros exemplos no youtube (procurem por India Innovates), mas este é por muitas razões paradigmático. Espero que gostem… E não se fiquem pelo sorriso, tentem perceber o que está em movimento por detrás disto tudo… (Vejam também http://www.nif.org.in/ ou http://www.sristi.org/cms/)

 

 

“Prof. Gupta says that we should start looking at the rural India sector not as ‘the bottom of the consumer pyramid’ but as a fountainhead of innovation that’s sustainable and ethical.” (India Innovates)

 

A garrafa esférica e a outra não tão esférica

De volta à garrafa esférica… É bonita mas não original… A Coca-Cola às vezes faz edições especiais assim

Dentro deste conceito é talvez mais interessante sob muitos aspectos a garrafa da água do Luso desenhada pela pedrita e apresentada na experimenta design deste ano

Ainda mais interessante o facto de ser um projecto de Open Innovation em que se pode colaborar

“For we will take into account the comments and observations from EXD’09’s participants and public in the following stages of the bottle’s development, we would also like to know your opinion on our new form for water. Write us at:

aguadeluso@pedrita.net

A Experimenta Design 09 foi muito interessante. Se perderam esperem pela próxima (ou pelo menos pelos próximos posts sobre o assunto…)