Currently browsing category

Nº30 – Citar e referenciar

APA 6th: citar Legislação

A parametrização da tipologia legislação no Mendeley utilizando a APA 6th é realizada da seguinte forma: 1. Aceda ao Mendeley desktop e realize a instalação da APA 6th (American Psychological Association 6th Edition_SBIDM/UA), para isso basta selecionar o menu view> citation style> more styles e nesta janela selecione o segundo separador – get more styles e no campo …

Banco de imagens

O uso de imagens em apresentações ou trabalhos académicos é uma prática que deve ser realizada com base em recursos que disponibilizem imagens em livre acesso ou com licenças de utilização para este fim. Estes são alguns exemplos deste tipo de banco de imagens: 1. Morguefile, http://morguefile.com/ – é um bom recurso …

EasyBib: ferramenta para a criação de referências bibliográficas

O EasyBib é uma ferramenta comercial que disponibiliza uma versão livre que permite a criação de referências bibliográficas de forma automática sendo que, neste caso é apenas necessário indicar o URL ou efetuar pesquisa pelo título/nome do autor, etc, ou criar manualmente a referência bibliográfica através do preenchimento dos campos de descrição bibliográfica. …

Referências bibliográficas com o Google Scholar

O Google Scholar permite efetuar a recolha das referências bibliográficas dos registos, para isso basta que aceda ao Google Scholar – http://scholar.google.pt e realize uma pesquisa. Na página de resultados está disponível em cada um dos registos a opção Citar que permite copiar a referência bibliográfica num dos estilos bibliográficos internacionais disponíveis (MLA, …

EndNote Web

O EndNote Web consiste na versão Web do software EndNote, está disponível para a comunidade da Universidade de Aveiro (UA), através do consórcio B-on. Permite o armazemento de 5Gb de informação, a importação de informação bibliográfica a partir de bases de dados e a gestão e organização das referências bibliográficas, …

Workshops “Gerir referências bibliográficas” na Biblioteca da UA

As Bibliotecas da UA promovem com regularidade workshops sobre a gestão de referências bibliográficas. Neste 1.º semestre do ano letivo, para além das sessões “Gerir referências bibliográficas: Mendeley” que decorrem por solicitação dos docentes , estão previstos os seguintes workshops nesta área: 30/10/2013 Gerir referências bibliográficas através do Mendeley (lotação esgotada) 14:00 …