Currently browsing category

Nº25 – Biologia

InTech…livros eletrónicos científicos em acesso livre

InTech é um editor de livros e revistas em formato eletrónico em Open Access nas áreas da Ciência, Tecnologia e Medicina. Este editor de conteúdos científicos conta já com mais de 1756 livros eletrónicos e 13 revistas científicas publicados. Aceda em http://www.intechopen.com …publicações na área das Ciências da Vida: Agricultural and Biological Sciences (97) Biochemistry, …

Cell Reports

A Cell Reports é uma jovem revista científica em acesso livre nas áreas da biologia, tendo o seu primeiro número sido lançado em janeiro de 2012. Da autoria da Cell Press, editora das revistas científicas Cell, Chemistry & Biology, Trends in Cell Biology, Current Biology, entre outras, indexadas nas bases …

Escaparate

Seleção de assuntos nas áreas da biologia nas bibliotecas da UA: Assunto Estante Algas. Fungos. Liquenes. Briófitas 582.2/.3 Antropologia 572 Biocenoses e ecossistemas terrestres. Ciclos biogeoquímicos 574.4 Biologia celular e citologia 576 Biologia geral e teórica 73 Bioquímica, Biofísica e Química bioorgânica. Aminoácidos; reacções químicas dos aminoácidos. Proteínas; reacções químicas …

Acessibilidade Office 2010

Acessibilidade no Office 2010

O Office 2010 desenvolveu uma série de ferramentas que aumentam os níveis de acessibilidade aos documentos para os utilizadores cegos ou com baixa visão e que permitem a criação de documentos acessíveis. Características: – Verificador de acessibilidade no Word, Excel e PowerPoint. Este verificador faz um teste de acessibilidade aos documentos e mostra os problemas de acessibilidade existentes. A …

Estilo bibliográfico Vancouver

Ao realizar um trabalho académico de carácter científico deve sempre mencionar as fontes consultadas, através de citações no texto e a apresentação da lista das referências bibliográficas no final do respectivo trabalho. Uma referência bibliográfica apresenta os detalhes da publicação, de forma a permitir uma identificação inequívoca daquele documento. Cada …

ExPASy – conteúdos científicos e software na área da Bioinformática…

ExPASy é um portal da Swiss Institute of  Bioinformatics (SIB) que integra e dá acesso a um conjunto de bases de dados de carácter científico e a recursos para a análise, organização da informação (software tools) na área das Ciências da Vida e da Bioinformática. Aceda em http://www.expasy.ch/ Características e vantagens: – recursos e …

Biology browser – informação científica selecionada

BiologyBrowser é um motor de pesquisa que disponibiliza informação científica/académica e bibliográfica na área das Ciências da Vida. Aceda em http://www.biologybrowser.org/ O que posso encontrar? Links para recursos científicos na Web; ligação para artigos; noticias de relevo nas área científicas selecionadas; links para conferências.  Vantagens: – informação sobre os próximos eventos …

Index to organism names

O Index to organism names (ION) é um recurso da Thomson Reuters que disponibiliza um banco de dados online com os nomes de vários organismos científicos. Está disponível informação sobre as diversas espécies de animais, fósseis, plantas, nomes de vírus e bácterias. Aceda em: http://www.organismnames.com/ Este recurso constiui um elemento chave …

Vídeos científicos na Web: SciVee

SciVee – acesso a milhares de vídeos e outros materiais multimédia desenvolvidos pela comunidade científica. Trata-se de uma plataforma em ambiente colaborativo, que disponibiliza conteúdos científicos/académicos em acesso livre, na sua maioria em suporte vídeo ou noutros recursos multimédia. Aceda em http://www.scivee.tv/ A grande vantagem desta plataforma é a possibilidade de visualizar e …