Currently browsing category

RIA – Repositório Institucional da UA

Imagem sobre o depósito de documentos no RIA

Como posso depositar documentos no RIA?

O autoarquivo de documentos no RIA implica a atribuição de permissões de depósito. Podem assumir funções de depositante docentes/ investigadores, investigadores bolseiros, alunos, funcionários e colaboradores em projetos com afiliação à Universidade de Aveiro. Aceda ao RIA em http://ria.ua.pt, selecione o menu superior Depositar e efetue login como Utilizador da UA …

Logótipo Ciência Vitae

Ciência Vitae: como atualizar o CV com a produção científica do RIA

O Ciência Vitae é uma plataforma desenvolvida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) que permite fazer a gestão online do Curriculum Vitae (CV), criar versões personalizadas do CV e exportar os conteúdos em vários formatos. Integrado com sistemas nacionais e internacionais, compreende a importação de conteúdos do ORCID, …

RIA: Acesso e Organização

O conteúdo do RIA está organizado em comunidades que correspondem aos departamentos, serviços, escolas politécnicas, unidades de investigação e laboratórios associados da Universidade. Em cada uma das comunidades, o RIA está organizado em coleções, que correspondem à tipologia dos documentos. Podem obter permissões de depósito todos os docentes, investigadores, alunos, funcionários e …

Qual a versão do documento a depositar no RIA? Obtenha resposta no site Sherpa/RoMEO

As condições em que os autores cedem os seus direitos às editoras são variáveis. Em muitos casos continuam a permitir o auto arquivo de uma cópia do trabalho em repositórios institucionais, de forma a permitir que os autores cumpram os requisitos de Acesso Aberto exigidos pelas IES e Agências Financiadoras …

Pesquisar no RIA – Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

O RIA – Repositório Institucional da Universidade de Aveiro, é um sistema de informação que armazena, preserva, divulga e dá acesso à produção intelectual da Universidade de Aveiro em formato digital, através da Web e em regime de acesso aberto. Para pesquisar em todo o repositório, utilize a caixa na parte superior …

Depósito de livros.

Teses: modelo e depósito

Depois de defendidas na Universidade de Aveiro, as teses e dissertações  são enviadas para a Biblioteca, pelas secretarias dos Departamentos e pelos Serviços de Gestão Académica. Na Biblioteca da UA, é efetuado o tratamento técnico das teses e após a análise e verificação do cumprimento das normas e procedimentos para …

Requisitos de acesso aberto para publicações científicas – FCT

A Política de Acesso Aberto a publicações científicas resultantes de investigação financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), foi adotada em 5 de maio de 2014 e, no seu essencial: determina que as publicações de resultados científicos, que sejam sujeitas a revisão por pares ou outra forma de …

Requisitos de acesso aberto para publicações científicas – H2020

Há um mandato de Acesso Aberto, explicado no artigo 29.2 do “Model Grant Agreement” dos projetos financiados ao abrigo do Programa Horizonte 2020. Os beneficiários têm que assegurar o Acesso Aberto a todas as publicações com peer review.   Este mandato engloba dois passos: Passo 1 – Depósito das publicações num …