Pesquisar no RIA – Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

RIA – Repositório Institucional da Universidade de Aveiro, é um sistema de informação que armazena, preserva, divulga e dá acesso à produção intelectual da Universidade de Aveiro em formato digital, através da Web e em regime de acesso aberto.

Para pesquisar em todo o repositório, utilize a caixa na parte superior da barra de navegação do lado direito.

Pesquisa rápida
A(s) palavra(s) digitada(s) na caixa de pesquisa serão pesquisadas em todos os campos – título, autor, assunto, resumo, série, editor, etc. de cada documento existente. No contexto deste repositório, foi configurada a pesquisa em texto integral, pelo que também será pesquisado o texto integral de todos os documentos depositados.

Palavras que não são pesquisáveis (stopwords)
O motor de pesquisa ignora determinadas palavras que ocorrem com frequência, mas não acrescentam valor para a pesquisa, como “a”, “and” , “are”, “as”, “o”, “os”, “e”, “um”, “uns”, “uma”, etc.

Truncatura
Use um asterisco (*) depois da raiz de uma palavra para obter todas as palavras que começam por essa raiz, por exemplo: Sele* recuperará selecionar, seletor, seleção, seleções.

Pesquisa por frase
Para pesquisar termos compostos coloque aspas (“) antes e depois do termo. Por exemplo: “mudança organizacional”.

Pesquisa por termo exato
Coloque um sinal mais (+) antes de uma palavra, se pretende que ela apareça no resultado da pesquisa. No exemplo +dog training a palavra “training” é opcional, mas a palavra “dog” deve estar no resultado.

Refinar a pesquisa
Coloque um sinal menos (-) antes de um termo se não quer que ele apareça nos resultados de pesquisa. Em alternativa, pode usar NOT. Por exemplo, na pesquisa training -cat ou training NOT cat obterá os documentos que contenham a palavra “training”, excepto aqueles que também contêm a palavra “cat”.

Pesquisa Booleana
Podem ser utilizados os seguintes operadores booleanos (em letras em MAIÚSCULAS) para combinar termos:

AND – para limitar a pesquisa a documentos que contenham todas as palavras ou frases combinadas com este operador. Por exemplo, cats AND dogs irá recuperar todos os documentos que contenham simultaneamente as palavras “cats” e “dogs”.

OR – para ampliar pesquisas a documentos que contenham qualquer uma das palavras ou expressões em torno deste operador. Por exemplo, cats OR dogs irá recuperar todos os documentos que contenham a palavra “cats” ou a palavra “dogs”.

NOT – exclui documentos que contenham a palavra após este operador. Por exemplo, training NOT cat irá recuperar todos os documentos que contêm a palavra “training” exceto os que contêm também a palavra “cat”.

Podem utilizar-se parênteses para construir uma equação de pesquisa (agrupar termos e operadores de pesquisa). Exemplo: (cats OR dogs) AND (training OR discipline).