Requisitos de acesso aberto para publicações científicas – FCT

A Política de Acesso Aberto a publicações científicas resultantes de investigação financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), foi adotada em 5 de maio de 2014 e, no seu essencial:

Imagem de Mona Eendra disponivel em Unsplash

determina que as publicações de resultados científicos, que sejam sujeitas a revisão por pares ou outra forma de revisão científica, devem ser depositadas num dos repositórios em acesso aberto do RCAAP logo que possível, de preferência por altura da aceitação da publicação. É permitido um período de embargo, depois do qual todo o conteúdo das publicações deve ser livremente disponível. A política aplica-se a artigos em revistas científicas, proceedings de conferências, posters, livros e capítulos de livros, monografias e teses de Mestrado e de Doutoramento. O financiamento da FCT engloba projetos de I&D, bolsas e contratos de emprego científico.

Em maio de 2017 a FCT estabelece uma fase transitória para a aplicação efetiva e mandatória das normas determinadas pela Política de Acesso Aberto durante a qual considerará as normas cumpridas desde que a publicação seja depositada num dos repositórios da rede RCAAP. Na Universidade de Aveiro os investigadores deverão depositar no Repositório Institucional da UA – RIA . Este depósito da publicação no repositório da UA deve ser feito independentemente do período de embargo a que a publicação fique sujeita. Durante a fase transitória, o período de embargo poderá ser superior ao definido nas normas, caso a editora assim o exija. Nos casos em que a editora não permita o autoarquivo da versão publicada, basta que o autor deposite a sua versão final (versão de autor), que é a versão pós-peer review mas sem a formatação, revisão de texto (meramente ortográfica e não de conteúdo científico) e a composição tipográfica da editora. Neste caso, bastará ser depositado, por exemplo, o ficheiro word na posse do autor com as alterações decorrentes do processo de peer review.

Para mais informações, consulte o tutorial da FCT.

Para questões acerca do depósito no Repositório Institucional da UA, contacte por email ria-repositorio@ua.pt 

FCT. (2016). Política sobre Acesso Aberto a Publicações Científicas resultantes de Projetos de I&D Financiados pela FCT. Lisboa. Retrieved from https://www.fct.pt/documentos/PoliticaAcessoAberto_Publicacoes.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *