Como posso depositar documentos no RIA?

O autoarquivo de documentos no RIA implica a atribuição de permissões de depósito. Podem assumir funções de depositante docentes/ investigadores, investigadores bolseiros, alunos, funcionários e colaboradores em projetos com afiliação à Universidade de Aveiro.

Aceda ao RIA em http://ria.ua.pt, selecione o menu superior Depositar e efetue login como Utilizador da UA (iniciar sessão com as credenciais de Utilizador Universal da UA).

No caso de verificar que não lhe são apresentadas as opções para depósito por não estar associado a uma determinada comunidade com funções de depositante, será necessário enviar um email para ria-repositorio@ua.pt com a indicação das comunidades do RIA (Departamentos, Unidades/Centros de Investigação e/ou Serviços) em que pretende depositar documentos.

Tendo permissões de depósito poderá escolher entre 3 processos de depósito diferentes:

• Manual – Selecione a coleção e clique em Depositar. O depósito é efetuado através do preenchimento manual de um  formulário com os campos para descrição bibliográfica do documento.
  • Por identificador – Introduza um identificador da publicação para recuperar os metadados (PubMed ID, DOI, arXiv ID, CiNii NAID) e clique em Pesquisar. Na página de resultados clique em Ver detalhes e importar o registo, a fim de prosseguir o processo de depósito.
  • Importação de um ou mais registos –  Importação de um ou mais registos através da recolha num sistema externo (ex.: Web of Science, SCOPUS, Mendeley) para posterior importação em lote dos mesmos.

Seja qual for a opção de depósito do trabalho, pode adicionar ou editar os vários campos nos formulários apresentados. A submissão de documentos no RIA implica sempre a associação de um ficheiro digital (ex.: PDF do artigo), independentemente do tipo de depósito selecionado. Implica também a validação de autoria, a definição do nível de acesso ao documento e a identificação do projeto financiado.
Imagem sobre o depósito de documentos no RIA

mais informação: