Acessibilidade no Office 2010

Office 2010 desenvolveu uma série de ferramentas que aumentam os níveis de acessibilidade aos documentos para os utilizadores cegos ou com baixa visão e que permitem a criação de documentos acessíveis.

Características:
Verificador de acessibilidade no Word, Excel e PowerPoint. Este verificador faz um teste de acessibilidade aos documentos e mostra os problemas de acessibilidade existentes.
A criação de documentos acessíveis no processador de texto Word (Office) implica:

  • Adicionar texto alternativo a imagens, gráficos, tabelas e outros objectos. É importante usar descrições claras e concisas.
  • Uso de estilos/cabeçalhos, respeitando a estrutura do documento. Estes elementos ajudam os utilizadores com necessidades especiais a navegar mais facilmente ao longo de um documento, ao mesmo tempo que auxiliam leitura.
  • Estrutura de tabelas simples
    A leitura das tabelas através dos leitores de ecrã é feita célula a célula (uso da tecla Tab), logo não é aconselhável fazer divisão de células dentro das tabelas.
  • Não utilizar espaços em branco entre parágrafos
    Os espaçamentos entre parágrafos são lidos pelos leitores de ecrã como espaços em branco. Após ouvirem “em branco” várias vezes, esses utilizadores podem achar que chegaram ao fim da informação. Em vez disso, deve-se usar formatação para criar espaçamento entre parágrafos.

Conversor de texto em voz
O recurso Text To Speech do Office permite que seja possível converter texto em voz no Word, Excel, PowerPoint e Outlook 2010, sendo que o idioma inicial é o correspondente à versão do Office. No entanto, é possível instalar outros idiomas e ajustar a voz aos idiomas dos textos.
Adicionar mecanismos de TTS para outros idiomas

– Produção de Digital Talking Book (DTB)
O suplemento do conversor DAISY XML para o Word facilita a produção de documentos acessíveis para utilizadores com deficiência visual. Esse suplemento permite que os documentos em Word no formato XML Aberto possam ser guardados no formato DAISY XML e, posteriormente convertidos em áudio livros – Digital Talking Books.

+ informações:
como usar o suplemento DAISY no Word 2010

 

 outros recursos:

– ampliar ou reduzir a visualização de um documento

– alterar a cor do texto

– encontrar e corrigir problemas de acessibilidade no Word 2010Acessibilidade Office 2010

– mais acessibilidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.