Currently browsing category

Nº 34, primavera|verão – Ponto, espaço, traço

Citation Builders em dispositivos móveis: RefME

RefME é uma ferramenta que permite gerar automaticamente referências bibliográficas em diversos estilos bibliográficos, nomeadamente APA, MLA, Chicago e AMA. A versão mobile desta ferramenta contempla as seguintes funcionalidades: criação automática de referências bibliográficas de livros através da digitalização do código de barras dos mesmos; criação automática de referências bibliográficas …

Citation Builders em dispositivos móveis: RefMaster

RefMaster é um gestor de referências bibliográficas para Android que permite aceder, partilhar e fazer alterações à base de dados BibTeX, assim como adicionar referências bibliográficas à biblioteca BibTex, usando o código de barras no caso dos livros e o DOI no caso dos artigos. Disponível para Android – https://play.google.com/store/apps/details?id=me.bares.refmaster

Evitar o plágio

Estratégias para evitar o plágio

Ao realizar um trabalho académico gera-se novo conhecimento e  cria-se valor acrescentado a uma área de estudos. Todo esse processo é alcançado, não só através das fontes bibliográficas consultadas, mas também pelas ideias e interpretações de cada um. Eis algumas dicas pertinentes para não incorrer em situações de plágio: Procurar e descobrir informação sobre o tema para sustentar …

O que devo saber para não cometer plágio

O que devo saber para não cometer plágio…

O plágio é um questão problemática, sobretudo pela denominada information overload . Os repositórios digitais de dissertações de mestrado e teses de doutoramento, bem como as plataformas de revistas em livre acesso vieram impulsionar a prática do “copy-past”. No entanto, a própria internet veio facilitar o processo de deteção de plágio. Saber reconhecer as diversas formas de …

Manual citar e referenciar: estilo bibliográfico IEEE

Manual citar e referenciar: estilo bibliográfico IEEE

O estilo IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) é um sistema de citação numérico aplicado nas áreas da eletrónica, tecnologias, computação, energias sustentáveis, comunicação, robótica, engenharias e tecnologias aplicadas (saúde). As bibliotecas da UA têm disponíveis na página Web da biblioteca em http://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/normas um manual para apoio na realização …

Como fazer a referência bibliográfica de um artigo científico em formato eletrónico, usando o estilo APA 6th?

Como fazer a referência bibliográfica de um artigo científico em formato eletrónico, usando o estilo APA 6th?

Para efetuar a referência bibliográfica de um artigo científico em formato eletrónico, de acordo com o estilo bibliográfico APA 6th é importante conhecer os elementos bibliográficos obrigatórios para este estilo. No caso de utilizar o gestor de referências bibliográficas Mendeley é também relevante saber quais os campos necessários para preenchimento no Mendeley.  Elementos que compõem a referência …

Como fazer a referência bibliográfica de um livro impresso

Como fazer a referência bibliográfica de um livro em formato impresso, usando a Norma Portuguesa NP 405?

Para efetuar a referência bibliográfica de um livro em formato impresso, de acordo com a Norma Portuguesa NP 405 é importante conhecer os elementos bibliográficos obrigatórios. No caso de utilizar o gestor de referências bibliográficas Mendeley é também relevante saber quais os campos necessários para preenchimento no Mendeley.  Elementos que compõem a referência bibliográfica: APELIDO, Nome do …

Manual citar e referenciar: estilo Vancouver

Manual citar e referenciar: estilo bibliográfico Vancouver

Fonte: https://flic.kr/p/9rji9c O estilo bibliográfico Vancouver é um sistema de citação numérico aplicado nas áreas da medicina, ciências da saúde e ciências exatas. As bibliotecas da UA têm disponíveis na página Web da biblioteca em http://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/normas um manual para apoio na realização de citações em texto e referências bibliográficas sobre …

Como fazer a referência bibliográfica de um capítulo de livro em formato eletrónico, usando o estilio Vancouver?

Como fazer a referência bibliográfica de um capítulo de livro em formato eletrónico, usando o estilio Vancouver?

Para efetuar a referência bibliográfica de um capítulo de livro em formato eletrónico, de acordo com o estilo Vancouver, é importante conhecer os elementos bibliográficos obrigatórios para este estilo. No caso de utilizar o gestor de referências bibliográficas Mendeley é também relevante saber quais os campos necessários para preenchimento no Mendeley.  Elementos que compõem a referência bibliográfica: …

Citation Builders em dispositivos móveis: EasyBib

No seguimento da disponibilização de ferramentas web que ajudam na construção de referências bibliográficas, denominadas de Citation Builders, foram entretanto desenvolvidas as versões dessas ferramentas para dispositivos móveis. EasyBib Ferramenta que permite gerar automaticamente referências bibliográficas em diversos estilos bibliográficos, nomeadamente MLA, APA, Chicago e Harvard. Esta ferramenta contempla as …