Currently browsing category

Evitar o plágio

Evitar o plágio

Estratégias para evitar o plágio

Ao realizar um trabalho académico gera-se novo conhecimento e  cria-se valor acrescentado a uma área de estudos. Todo esse processo é alcançado, não só através das fontes bibliográficas consultadas, mas também pelas ideias e interpretações de cada um. Eis algumas dicas pertinentes para não incorrer em situações de plágio: Procurar e descobrir informação sobre o tema para sustentar …

O que devo saber para não cometer plágio

O que devo saber para não cometer plágio…

O plágio é um questão problemática, sobretudo pela denominada information overload . Os repositórios digitais de dissertações de mestrado e teses de doutoramento, bem como as plataformas de revistas em livre acesso vieram impulsionar a prática do “copy-past”. No entanto, a própria internet veio facilitar o processo de deteção de plágio. Saber reconhecer as diversas formas de …

O plágio acontece porque

O plágio acontece porque….

Na realização de um trabalho académico é imprescindível a identificação de todas as fontes consultadas. No entanto, nem sempre este processo é cumprido por quem elabora trabalhos acdémicos. Algumas das razões pelas quais se comete plágio estão relacionadas com: Rapidez e facilidade: muitas vezes não há tempo para leituras e, além disso, …