O poder da imagem: como usar sem abusar!

O recurso a objetos visuais em trabalhos e apresentações académicas /científicas são cada vez mais recorrentes. A transmissão de conhecimento com recurso a imagens  facilita a apreensão e entendimento dos conteúdos informativos  a transmitir e, capta de forma eficaz a atenção do público.

No entanto, a recolha e aplicação de imagens em trabalhos e/ou apresentações pode provocar no utilizador alguma insegurança ligada à seleção de fontes de informação fidedignas, às questões de direitos de autor e à forma correta de referenciar as mesmas nos documentos a redigir.

De forma a promover o uso correto de imagens são apresentadas um conjunto de boas práticas que pretendem dar resposta às necessidades dos utilizadores já referidas.

  • A recolha de imagens  deve ser realizada com base em recursos que disponibilizem imagens em livre acesso ou com licenças de utilização para esse fim.
  • A grande maioria dos bancos de imagens disponibilizam imagens com Licenças Creative Commons (CC) que definem as regras para uso, distribuição e manipulação do objeto protegendo os Direitos de Autor sobre o mesmo.
  • Estes são alguns exemplos de banco de imagens que permitem a pesquisa por conteúdos protegidos com Licenças CC:

> Flickrhttps://www.flickr.com/

> Google imageshttps://www.google.pt/imghp

> Morguefilehttp://morguefile.com/

> Compfighthttp://compfight.com/

  • As opções de filtragem da pesquisa para conteúdos com Licenças CC nestes bancos de imagem encontram-se nos menus superiores ou associados às opções da pesquisa avançada.
  • A utilização de imagens provenientes destes bancos de imagens deve ser sempre acompanhado dos créditos à autoria da mesma. As indicações apresentadas em seguida para a atribuição dos créditos a imagens utilizadas em trabalhos e/ou apresentações não invalidam a consulta das regras definidas pelos estilos bibliográficos em uso.

> Nos trabalhos escritos a inclusão de imagens deve ser acompanhado para respetiva legenda que deve conter os seguintes elementos: Título, Autor, Link permanente da imagem e Tipo de Licença CC. Exemplo:

smile

Imagem: “all smile”, Jesse Barker (https://flic.kr/p/KWDZS) / CC BY-NC-ND

> No caso de apresentações pode ser indicado no slide onde a imagem foi colocada o link permanente para a imagem ou o link para o banco de imagens onde foi retirada no slide final da apresentação (ex. crédito ou  fonte: http://morguefile.com/).

Imagem1

 

 

 

 

 

 

+ info.:
https://wiki.creativecommons.org/Best_practices_for_attribution
http://copyright.ubc.ca/guidelines-and-resources/support-guides/image-citation-guide/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.