Currently browsing category

Nº38, inverno | primavera – Novo cátalogo bibliográfico das bibliotecas da UA

Sabia que… já é conhecida a nova lista de recursos eLibraryUSA?

  Nova lista de recursos eLibraryUSA   No seguimento da colaboração entre a Universidade de Aveiro e a Embaixada dos EUA, no âmbito da qual foi constituído o American Corner, instalado na Biblioteca da Universidade de Aveiro, é possível o acesso a fontes de informação eletrónicas de caráter geral, científico …

Refinamento dos resultados da pesquisa

Pesquisa abrangente – Aceda ao catálogo bibliográfico e efetue a pesquisa por título, autor ou assunto. Na área “Refinar a pesquisa” (barra lateral esquerda), selecione as opções que pretende. Pesquisa mais específica – Aceda ao catálogo bibliográfico e selecione a opção “Pesquisa Avançada”. Esta opção permite-lhe combinar vários termos de pesquisa …

Disponibilidade para requisição

Para saber se uma publicação está disponível para requisição, aceda ao catálogo bibliográfico das bibliotecas UA. Efetue a pesquisa por título, autor ou assunto para confirmar a existência da publicação na rede de bibliotecas da UA. Na lista de resultados, clique no título pretendido e, no separador “exemplares”, verifique se …

Citações e referências bibliográficas

A consulta de bibliografia para a realização de trabalhos académicos ou científicos implica sempre a identificação das fontes consultadas que sustentam e fazem prova do que é transmitido no trabalho. Esta identificação deve ser realizada através de citações em texto e de uma lista final das respetivas referências bibliográficas.   Uma citação …

Criação de listas temáticas

O espaço pessoal do catálogo bibliográfico das bibliotecas da UA permite, entre outras funcionalidades, criar listas temáticas que lhe permitem guardar no seu espaço pessoal conjuntos de registos bibliográficos por área de interesse/temática. Para ter acesso ao espaço pessoal (conta pessoal) do catálogo das bibliotecas é necessário aceder ao endereço http://opac.ua.pt, selecionar …

Pesquisa de dissertações de mestrado e teses de doutoramento

              Para a pesquisa de dissertações de mestrado ou teses de doutoramento no catálogo bibliográfico, selecione a opção “Pesquisa Avançada” e no separador “Coleção” a opção “Literatura cinzenta (Teses, Dissertações, …)”. Pode efetuar pesquisas por título, autor ou assunto. No registo selecionado, verifique se é …

Pesquisa de dicionários e enciclopédias

Para pesquisar dicionários e enciclopédias, no catálogo bibliográfico selecione a opção “Pesquisa Avançada” e no separador “Coleção” selecione “Obras de referência”. A pesquisa deve ser efetuada pelo título da publicação pretendida ou por assunto. Se pretender consultar dicionários e enciclopédias em suporte eletrónico, aceda ao portal das bibliotecas da UA. Para mais informações …

Pesquisa de livros

Para pesquisar livros através do catálogo bibliográfico, na opção “pesquisa avançada”, selecione no separador “tipo de documento” a opção “livro”. Os termos da pesquisa podem ser relativos ao título, autor ou assunto. Tendo em conta que o catálogo permite pesquisar sobretudo livros em formato papel saiba como pesquisar livros em …

Pesquisa de revistas

Para a pesquisa de revistas no catálogo bibliográfico, na opção “pesquisa avançada”, selecione no separador “tipo de documento” a opção “revista”. Pesquise pelo título da revista ou por palavra-chave. Se no registo selecionado, estiver visível a opção “Recursos em linha” significa que é possível ter acesso à publicação em formato eletrónico. Caso …

Localização de publicações

Após efetuar a pesquisa e aceder à lista de resultados, clique sobre o título do registo pretendido. Na tabela “Exemplares” verifique a informação sobre a localização, a cota, o número de exemplares e o estado da publicação. A cota é um código alfanumérico, impresso numa etiqueta que é aplicada na lombada …