Citações e referências bibliográficas

glenn-carstens-peters-203007
A consulta de bibliografia para a realização de trabalhos académicos ou científicos implica sempre a identificação das fontes consultadas que sustentam e fazem prova do que é transmitido no trabalho. Esta identificação deve ser realizada através de citações em texto e de uma lista final das respetivas referências bibliográficas.

 

Uma citação é uma forma abreviada de fazer referência no texto a conteúdo de outro autor e deve conter toda a informação necessária para permitir uma correspondência inequívoca entre si e as respetivas referências bibliográficas a apresentar no final do trabalho. Uma referência bibliográfica deve apresentar todos os elementos bibliográficos da publicação, prevista pela norma em uso, de forma a permitir uma identificação inequívoca daquele documento.

Ao efetuar pesquisas no catálogo bibliográfico, poderá exportar as referências dos documentos para um gestor de referências bibliográficas, como o Mendeley. Neste caso, na página de resultados aceda à extensão “Import to Mendeley” presente no canto superior direito do browser e, na caixa que surge, selecione o(s) registo(s) pretendido(s) e clique em “Save”.

Para mais informações consulte as perguntas frequentes.

Créditos da imagem: https://unsplash.com/@glenncarstenspeters?photo=npxXWgQ33ZQ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.