Recursos de informação filtrados

Estes documentos possuem tipos de estudo específicos, normalmente sumários e documentos de análise de evidências derivadas de fontes de informação primárias ou não filtradas. Geralmente incluem recomendações para a prática.

Quais os tipos de estudos relevantes?

• Guias para a prática clínica (Clinical Practice Guidelines)
    Documentos que incluem recomendações para a prática clínica de uma forma sumarizada. Responde a uma série de questões para ajudar os profissionais de saúde a intervir.“They are systematically developed statements which help the practitioner and patient make decisions about appropriate health care in specific circumstances.[1]They set out the most effective means of managing a condition or clinical problem, by finding, appraising and summarising (synthesising) relevant research on the topic. Clinical guidelines uniquely provide recommendations for practice that are derived from the comprehensive assessment of available evidence.”

Fonte:
WCPT Keynotes EBP: Clinical guidelines 1 and introcuction

• Revisões sistemáticas (Systematic Reviews) e Meta-análises (Meta-Analyses)
        Uma revisão sistemática responde a uma questão específica, com base numa recolha sistemática da literatura, apresentando recomendações para a prática baseadas nos estudos mais relevantes. Publicações que incluem uma avaliação crítica da qualidade de cada um dos estudos e apresenta os resultados de uma forma sistemática. Uma meta-análise (“meta-analysis”) é uma revisão sistemática que compara,  combina e analisa do ponto de vista estatístico os resultados dos vários estudos.

Fontes de informação filtradas:
PEDro
PubMed Clinical Queries