Contagem de citações e identificação de autoria – o Google Scholar Citations

No Google Scholar  é possível consultar o número de citações por artigo, na opçaõ “Cited By”, que surge junto de cada referência na lista de resultados e que permite a consulta das citações que determinado documento recebeu.

O Google Scholar Citations  permite aos autores a criação de um perfil público, com a recolha dos artigos de que é autor e dados de citação correspondentes. O próprio autor pode por exemplo excluir da lista referências que não correspondam, identificando assim corretamente as suas publicações. É importante referir que a metodologia de contagem de citações do Google Scholar inclui documentos publicados na Web de uma diversidade de fontes, podendo estar incluídas bases de dados ou plataformas com publicações não científicas.

Todas as informações sobre o Google Scholar Citations:
http://scholar.google.com/intl/en/scholar/citations.html
Criar uma conta pessoal no Google:

  • Aceder à página http://scholar.google.com/intl/en/scholar/citations.html
  • Clicar em “sign up for a Google Scholar Citations profile”, da área “Setting up your profile”;
  • Entrar com os respetivo login e password;
  • Preencher os dados do perfil e seguir os passos seguintes;
  • Tornar o perfil público.

Vídeo disponível na Web A quick look at google scholar’s ‘my citation’

Opiniões e discussão na Web sobre Google Scholar Citations:

http://blogs.plos.org/mfenner/2011/07/27/google-scholar-citations-researcher-profiles-and-why-we-need-an-open-bibliography/

http://www.functionalneurogenesis.com/blog/2012/02/google-scholar-vs-scopus-web-of-science/

http://wowter.net/2011/11/21/how-google-scholar-citations-passes-the-competition-left-and-right/

http://www.nataej.org/7.1/0701-3839.pdf

http://www.sciencesurvivalblog.com/high-impact-journals/why-every-scientist-should-make-his-google-scholar-profile-public_5875

 

A contagem de citações dos artigos científicos é uma métrica fundamental para a avaliação da publicação científica e para a aferição do prestígio dos investigadores. Trata-se do número de vezes que um artigo é citado; se um artigo foi citado muitas vezes será um artigo de qualidade científica e de referência.

Cada vez mais bases de dados de artigos científicos incluem a contagem de citações. Há que ter um cuidado especial ao considerar a contagem de citações, já que a abrangência das bases de dados nem sempre é adequada, o que resulta em diferentes valores para o mesmo artigo e para o mesmo autor, em bases de dados distintas.
Por outro lado, para que a contagem de citações seja bem-sucedida é fundamental que a indicação da referência bibliográfica na lista de fontes dos artigos esteja correta, o que nem sempre acontece. Por estas razões, a recolha de dados de citação por parte dos autores deve ser realizada de uma forma cuidada, eventualmente recorrendo às diferentes bases de dados que disponibilizem esses dados. Os dados de contagem de citações podem ser tidos em conta artigo a artigo, para que, por exemplo, o utilizador final possa ter acesso a estes dados mas cada vez mais torna-se importante que à contagem de citações por artigo estejam associadas ferramentas de identificação de autoria. Só através da associação de dados de citação com a identificação inequívoca dos autores dos artigos se torna possível a criação de perfis e cálculos bibliométricos como o h-index e outros.

 Mais informação

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *