O que são citações e referências bibliográficas

A elaboração de um trabalho académico requer sempre a identificação das fontes consultadas que sustentam e fazem prova do que é transmitido no trabalho. A identificação das fontes é realizada através de citações no texto e das respetivas referências bibliográficas.

o que são citações e referências bibliográficas?

Uma citação é uma forma abreviada de fazer referência no texto a conteúdo de outro autor e deve conter toda a informação necessária para permitir uma correspondência inequívoca entre si e as respetivas referências bibliográficas.Podem considerar-se três formas de realizar citações:
  • citação “autor-data” em texto
  • citação numérica
  • citação em nota
Estas citações devem remeter sempre para uma lista de referências bibliográficas no final do trabalho.Uma referência bibliográfica apresenta os detalhes da publicação, de forma a permitir uma identificação inequívoca daquele documento. Cada referência bibliográfica deverá incluir a informação detalhada prevista pela norma em uso que permita a identificação inequívoca daquele trabalho. Os dados a incluir variam de acordo com o tipo de publicação: uma referência bibliográfica de um livro é diferente daquela que se faz para um artigo de revista científica ou uma patente. 

0113TY.Still002

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.