INE – Instituto Nacional de Estatística

Em Portugal, a informação estatística é recolhida pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que é o organismo oficial para dados estatísticos nacionais. Há várias entidades com delegação de competências do INE que produzem informação e enviam-na a este Instituto. Apesar de muita desta informação ser publicada através de indicadores do INE, existem outros indicadores que apenas são disponibilizados nos sites destas entidades.

Descrição do Portal

O INE recolhe informação de várias fontes, efetua o seu tratamento estatístico e promove a divulgação de diversos indicadores através do portal Web – http://www.ine.pt. Para além destes, recolhe também informação específica, solicitada por outros organismos internacionais tais como o EUROSTAT, OCDE e outros, cujos dados apenas são disponibilizados no portal desses próprios organismos. Essas fontes também contêm outros indicadores que poderão ser muito úteis aos utilizadores, principalmente quando em determinadas áreas muito específicas é necessária informação estatística mais granular.

No portal Web do Instituto Nacional de Estatística (INE) é disponibilizada informação estatística nacional, em acesso livre, através de uma base de dados dinâmica que possibilita a visualização de quadros e gráficos assim como a sua personalização à medida das necessidades. Oferece ainda um conjunto de ferramentas que facilitam o acesso à informação estatística bem como a atualização da mesma.
Neste portal é possível:

• Consultar e importar gratuitamente um conjunto muito vasto de informação, sobre temas como agricultura, floresta e pescas; ambiente; comércio; construção e habitação; contas nacionais e regionais; cultura e lazer; educação, formação e aprendizagem; indústria e energia; justiça; mercado de trabalho; população; saúde; território; transportes e comunicações; turismo; entre outros;
  • Aceder a outros serviços, como a subscrição de conteúdos e o envio de pedidos de informação não disponível online;
  • Consultar a Biblioteca Digital, que permite o acesso a todas as publicações editadas pelo INE e pelos organismos que o antecederam, desde 1864 até 2000;
  • Consultar, no Catálogo Bibliográfico, a coleção de publicações de âmbito estatístico de instituições nacionais e internacionais disponíveis para consulta nas Bibliotecas. (Fonte: http://www.ine.pt);
  • Consultar jornais e revistas internacionais de estatística (Menu” Ligações” > “Jornais e revistas de estatística”).

O INE trabalha informação de interesse atual, em discussão na sociedade. Efetua publicação de informação temática específica, em CD’s que permitem a customização da informação à medida das necessidades (Ex: CD País em números, Cidades em números, etc.).
Comparativamente à PORDATA tem informação mais específica e direcionada assim como indicadores derivados para investigação. O espólio de informação do INE é mais vasto que o da PORDATA. O INE oferece a possibilidade de efetuar algum trabalho estatístico a pedido sem custos (como por exemplo desagregar um indicador a um nível pretendido), embora outros trabalhos possam ser cobrados mediante orçamento prévio.