Digital Literacy

Digital Literacy é um recurso que apresenta conteúdos sobre literacia digital, cibercidadania e outros assuntos ligados ao uso da Internet, tais como proteção contra ciberbullying, competências de pesquisa, privacidade e redes sociais.

Os conteúdos são especialmente destinados aos alunos do 7.º ao 12.º ano e incluem artigos, vídeos e imagens. Para além destes, a plataforma Digital Literacy disponibiliza atividades interativas, que fornecem guias para a criação de podcasts, comunicações, apresentações multimédia, planos de negócio, artigos, campanhas.

A pesquisa neste recurso pode ser realizada através de três opções:

  • “Browse by Subject” – permite percorrer a lista das principais categorias e subcategorias de assuntos;
  • “Browse by A-Z” – permite percorrer a lista de assuntos alfabeticamente;
  • Caixa de pesquisa – permite a pesquisa a partir de qualquer termo, sendo que para termos compostos por mais do que uma palavra a utilização de aspas (“ ”) limita os resultados da pesquisa à expressão especificada. As pesquisas devem ser feitas em Língua Inglesa e recuperam tanto artigos como vídeos e imagens.

Print Screen de uma página da plataforma Digital Literacy

A consulta dos artigos apresenta algumas funcionalidades, tais como:

  • Impressão e envio por email do artigo;
  • Referência bibliográfica do artigo em três estilos diferentes (MLA – Modern Language Association, APA – American Psychological Association e Chicago Manual of Style 16th edition);
  • Tradução instantânea dos conteúdos, incluindo para Língua Portuguesa;
  • Partilha do artigo nas redes sociais;
  • Audição do texto dos artigos através da ferramenta ReadSpeaker.

Este recurso está incluído na eLibraryUSA.

O acesso implica um login e password, que é global para as várias bases de dados e recursos disponibilizados via American Corner (eLibraryUSA). Para solicitar o seu registo pessoal, deverá enviar um e-mail para sbidm-referencia@ua.pt com indicação do seu nome completo e do seu e-mail da UA. Após esta solicitação, receberá um e-mail da Embaixada dos EUA com os dados de acesso.

Mais informação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.