Citar e referenciar: norma portuguesa – NP 405

As Normas Portuguesas 405-1 (documentos impressos) , 405-2 (material não livro, 405-3 (documentos não publicados) e 405-4 (documentos eletrónicos) são normas portuguesas na área da informação e documentação. Segundo esta norma, a citação em texto pode assumir as seguintes formas de citação: autor-data, numérica e nota de rodapé.

As bibliotecas da UA têm disponíveis na página Web da biblioteca em http://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/normas um manual para a realização de citações em texto e referências bibliográficas de acordo com esta norma. A informação presente neste manual baseia-se no manual Normas Portuguesas de Documentação e Informação CT 7 também disponível no catálogo bibliográfico da UA, em http://opac.ua.pt/F/?func=find-b&find_code=SYS&REQUEST=000233843.

Neste manual pode consultar informação sobre:

  1. Como efetuar citações em texto;
  2. Como realizar referências bibliográficas;
  3. Como usar o gestor de Gestor de referências bibliográficas: Mendeley

Na parte de citações em texto pode consultar informação sobre a autoria na citação, assim como as diversas tipologias de citações previstas por este estilo bibliográfico, nomeadamente citações ambíguas e citação de citação. Neste manual, a forma de citação em texto abordada é autor-data e inclui os seguintes elementos:

Apelido do autor, ano de publicação do documento e, se necessário, os números das páginas citadas. Toda a informação é colocada entre parênteses curvos.

No item referências bibliográficas encontra disponível informação que apoia na construção das referências bibliográficas para diversas tipologias de documentos nos formatos impresso e digital. Para cada tipologia indicada são apresentados os elementos que compõem a referência bibliográfica, um exemplo de apresentação da referência bibliográfica, assim os campos que necessitam de ser preenchidos no formulário do Mendeley. Tem também disponível informação sobre a questão da autoria nas referências bibliográficas.

O tópico como usar o gestor de referências bibliográficas: Mendeley visa apoiar e orientar no uso desta ferramenta em termos de inserção e edição de citações e referências bibliográficas. Tem também disponível informação sobre como instalar no Mendely o estilo bibliográfico NP 405; como tornar visíveis os campos de descrição bibliográfica obrigatórios consoante a tipologia de documento; como ativar a lista de referências bibliográficas no Word, entre outros conteúdos.

 Para mais informação sobre a Norma Portuguesa NP 405 consulte o manual Citar e referenciar: norma portuguesa – NP 405, disponível em http://issuu.com/bibliotecasua/docs/np__manual_ref_bibliograficas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.