Serviço de formação de utilizadores das bibliotecas da UA

blackboard_23-2147506793
A abundância e proliferação de recursos digitais de caráter académico e científico vêm facilitar o acesso à informação nos dias de hoje, colocando porém desafios diversos ligados à compreensão crítica, à perceção do contexto em que a informação é produzida, aspetos essenciais para a sua avaliação.

A compreensão crítica dos processos inerentes à comunicação da ciência e aos meios de publicação formais e informais afigura-se hoje como uma das competências fundamentais para a aprendizagem em contexto académico e ao longo da vida, que se revela útil e relevante.

A atuação da área de apoio ao utilizador das bibliotecas da UA e, em concreto, o programa de formação de utilizadores tem sido cada vez mais focado na dimensão da aprendizagem baseada em competências e centrado no utilizador. Assim, o Serviço de Formação das Bibliotecas da UA visa promover o conhecimento e uso adequado das fontes de informação, de forma esclarecer conceitos, conteúdos e disponibilizar práticas úteis para a sua implementação prática e atua em duas vertentes:

– a realização de sessões em contexto de aula, por solicitação de docentes, para turmas de alunos;
– a realização de workshops temáticos de inscrição livre para toda a comunidade UA.

Esteja atento à oferta formativa das bibliotecas da UA em http://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/formar.