Ciência Vitae: como atualizar o CV com a produção científica do RIA

O Ciência Vitae é uma plataforma desenvolvida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) que permite fazer a gestão online do Curriculum Vitae (CV), criar versões personalizadas do CV e exportar os conteúdos em vários formatos.

Integrado com sistemas nacionais e internacionais, compreende a importação de conteúdos do ORCID, FCT-Sig, RCAAP, Renates e PRIES.

A importação da produção científica e académica do RIA no Ciência Vitae não é efetuada diretamente com recurso ao Repositório. A totalidade dos conteúdos disponibilizados no RIA são agregados automaticamente no RCAAP sendo que a importação da produção do RIA deve ser realizada através do assistente de importação – RCAAP.  Para efetuar a importação em lote dos conteúdos disponibilizados no RIA, siga as intruções:

  • aceda ao Ciência Vitae em https://www.cienciavitae.pt ;
  • selecione o menu superior Login e efetue a entrada no Ciência Vitae através do Ciência  ID ou email e a password com que efetuou o registo nesta plataforma;
  • selecione a opção Assistente de importação, presente no menu superior ligado ao Utilizador;

imagem do site Ciência Vitae

  • na lista apresentada, na aplicação RCAAP clique em Importar dados;
  • pode efetuar a pesquisa por autor, título, tipo de documento e/ou idioma;
  • caso pesquise por autor, deverá ter em consideração as forma(s) de nome que figuram nos seus documentos depositados no RIA
    ex.:
    “Silva, Rui”
    “Silva, R. J.”
  • os campos de pesquisa podem também ser combinados;
    ex.:
    Repositório: Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
    +
    Autor: Silva, Rui
  • na lista de resultados selecione com um visto os registos/documentos e clique em Importar.

Caso não obtenha resultados ou se pretende adicionar uma publicação que não figura na lista de resultados importados do RCAAP, esta poderá ser adicionada manualmente no Ciência Vitae. Para isso basta que, após efetuar login na plataforma, selecione o menu superior Produções e clique na opção Adicionar. A introdução manual implica o preenchimento de um formulário com os campos para descrição bibliográfica do tipo de documento que pretende incluir no seu CV.

Mais informação:
https://www.cienciavitae.pt/perguntas-frequentes/ 
https://www.slideshare.net/ptcris_fct/cinciavitae-slidedeck-pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.