Pordata: funcionalidades e metainformação
Funcionalidades
No portal PORDATA a informação estatística pode ser visualizada de três formas. Para Portugal e Europa existem tabelas (para todo ou parte do período de dados disponível) e gráficos (dinâmicos, estáticos ou de ranking). Ao nível dos Municípios, além dessas duas possibilidades (tabelas e gráficos) existem mapas estáticos, dinâmicos, distorcidos e comparados. É possível personalizar os quadros e os gráficos à medida das necessidades pretendidas, a partir de séries estatísticas relativas a diferentes temas.
Na análise dos indicadores de qualquer uma das bases de dados da PORDATA, é possível:
- Visualizar mais anos, mais países, mais municípios, mais gráficos e outras opções;
- Comparar dados, países, municípios e grupos;
- Efetuar cálculos: taxas de variação, percentagens, médias, números índices, etc.;
- Partilhar nas redes sociais; (Facebook, Twitter e Google+);
- Consultar a Metainformação;
- Imprimir;
- Exportar quadros para XLS e PDF;
- Aceder à simbologia e ao glossário.
Se efetuar um registo na Área Pessoal, pode receber alertas de atualizações assim como guardar dados das tabelas alteradas. O portal e todo o seu conteúdo pode ser visualizado em português ou inglês.
A PORDATA disponibiliza um manual de formação que pode ser consultado em:
Metainformação
Em cada quadro, gráfico ou mapa que visualize no portal PORDATA, encontra no menu lateral esquerdo o ícone Mi que corresponde à metainformação. Aqui é apresentado um conjunto de informações úteis para a descrição da série de dados, tais como: âmbito geográfico, tipo de operação estatística, período ou momento de referência, periodicidade, entidade responsável, conceitos principais, notas sobre a série e eventuais notas de ano (correspondentes às quebras de série existentes em muitas tabelas).
Deixe uma resposta