Pordata: acesso ao conteúdo

O portal PORDATA disponibiliza a informação estatística, subdividida em vários temas e subtemas que incluem múltiplos quadros estatísticos. Toda a informação está estruturada em três grandes bases de dados:

• A Base de dados dos Municípios de Portugal apresenta a informação distribuída por 13 temas, hierarquizados por subtema – quadro – série. No total podem ser consultados 629 quadros estatísticos.
  • A Base de dados de Portugal apresenta a informação distribuída por 16 temas, hierarquizados por subtema – quadro – série, num total de 1069 quadros estatísticos.
  • A Base de dados da Europa apresenta 576 quadros estatísticos, distribuídos por 11 temas e hierarquizados por subtema – quadro – série.

A caixa de pesquisa disponível no topo da página permite a pesquisa de um termo em simultâneo nas várias bases de dados. Os resultados são apresentados separadamente por Municípios, Portugal e Europa.
Na opção Consultar dados é possível efetuar uma pesquisa orientada, em que é selecionada desde a base de dados até ao período cronológico, passando pelo tema, subtema, etc.
No final da página inicial do portal, no canto inferior direito encontra a área Indicadores em Destaque. Aqui são apresentados dois indicadores selecionados pela PORDATA, para cada base de dados (Municípios, Portugal e Europa).

O portal disponibiliza também na área Retratos livros eletrónicos com resumos de indicadores que caracterizam alguns municípios, Portugal e a Europa, tais como:

• Retrato de Portugal na Europa (2011) – Resumo de indicadores sobre diversas áreas da sociedade que comparam Portugal com os países membros da União Europeia a 27.
  • Retrato de Portugal (2011) – Resumo de indicadores da sociedade portuguesa contemporânea desde 1960 até 2011, com introdução de algumas referências ao ano de 2012.
  • Retrato de Lisboa (2011) – Resumo de indicadores sobre o município de Lisboa para o ano de 2011 ou último ano com dados disponíveis. Comparação com a área da Grande Lisboa e Portugal ou com os 5 municípios com valores mais elevados do indicador.
  • Retrato do Funchal (2011) – Resumo de indicadores sobre o município do Funchal para o ano de 2011 ou último ano com dados disponíveis. Comparação com a Região Autónoma da Madeira e Portugal ou com os 5 municípios com valores mais elevados do indicador.