Os serviços das bibliotecas UA

Main library of the University of Aveiro

As bibliotecas UA disponibilizam vários serviços de apoio ao ensino-aprendizagem e à investigação que, de entre outros, se destacam os de Empréstimo, Formação de Utilizadores, Apoio à Pesquisa de Informação, Utilizadores com Necessidades Especiais e Empréstimo Interbibliotecas.

Serviços disponibilizados:

[showhide type=”links1″ more_text=”Empréstimo” less_text=”Empréstimo”]
empréstimo domiciliário

Todos os elementos da comunidade UA podem usar o serviço de empréstimo de publicações, de forma completamente gratuita. Assim, após consulta no catálogo e identificação das localizações (cotas), retiram-se as obras das respetivas estantes e requisitam-se num dos balcões de atendimento, mediante apresentação do cartão da UA. O prazo de devolução varia de acordo com o tipo de publicação (ver quadro) e o prazo de entrega encontra-se indicado no talão de requisição.

A devolução pode ser realizada num dos balcões de atendimento da rede de bibliotecas ou por via postal, em correio registado. Todavia, se as publicações forem devolvidas fora do prazo de devolução o utilizador terá de efetuar o pagamento de 0,50€ por publicação e por cada dia de atraso (incluindo os dias de encerramento das bibliotecas).

+ informações nas bibliotecas UA
[/showhide]

[showhide type=”links2″ more_text=”Formação de Utilizadores” less_text=”Formação de Utilizadores”]
UA Workshops

As bibliotecas UA oferecem semestralmente, a todos os elementos da comunidade UA, sessões de formação e uma série de workshops temáticos que visam dotar os alunos de competências de literacia de informação relativas à contextualização das fontes de informação, à avaliação, seleção e uso de informação científica assim como na gestão de referências bibliográficas. Para além destas ações, as bibliotecas da UA também colaboram com o Programa de Tutoria e no preUA (programa modular de preparação para o acesso e a frequência de cursos de ensino superior).

+ informações em formação de utilizadores
[/showhide]

[showhide type=”links3″ more_text=”Apoio à Pesquisa de Informação” less_text=”Apoio à Pesquisa de Informação”]

O serviço de apoio à pesquisa de informação tem como objetivo contribuir para a aquisição de competências transversais na procura, seleção e uso da informação académica e científica. O serviço está disponível, de segunda a sexta, no seguinte horário:

Presencial:
>Diurno, mediante solicitação junto dos balcões de atendimento
*Biblioteca da UA, Mediateca, Biblioteca da ESAN (CRC), das 10h00 às 12h30m e das 14h00 às 17h00
*Biblioteca do ISCA-UA, 14h30 às 16h30

>Noturno, disponível apenas após agendamento por e-mail (sbidm-referencia@ua.pt)
*Biblioteca do ISCA-UA, das 18h00 às 21h30

Para além da forma presencial o serviço também é disponibilizado de forma mediada, por e-mail e por telefone.
+ informações em Serviço de Referência e Apoio à Pesquisa de Informação
[/showhide]

[showhide type=”links4″ more_text=”Utilizadores com Necessidades Especiais” less_text=”Utilizadores com Necessidades Especiais”]
empréstimo domiciliário

O serviço de apoio aos Utilizadores com Necessidades Especiais tem como objetivo disponibilizar recursos e serviços adaptados, a estudantes com necessidades especiais, nomeadamente alunos cegos, com baixa-visão, surdos e com mobilidade reduzida. Deste modo, pretende-se contribuir para a inclusão de todos e garantir o acesso generalizado e uniforme à informação e ao conhecimento académico e científico.

+ informações em Utilizadores com Necessidades Especiais
Créditos de imagem: https://www.flickr.com/
[/showhide]

[showhide type=”links5″ more_text=”Empréstimo Interbibliotecas” less_text=”Empréstimo Interbibliotecas”]
books

O serviço de Empréstimo Interbibliotecas tem como objetivo procurar junto de bibliotecas parceiras, nacionais ou estrangeiras, os livros e os artigos científicos necessários aos utilizadores das bibliotecas UA e que não existem nestes fundos bibliográficos. De forma análoga, fornecer livros ou artigos disponíveis nas bibliotecas da UA a outras instituições congéneres.

+ informações em Empréstimo Interbibliotecas