Avaliação e seleção da informação

evaluation_1No momento de iniciar a pesquisa bibliográfica sobre determinado tema, face aos recursos tradicionais, a escolha de recursos disponíveis na Internet é preferida devido à facilidade e rapidez no acesso à informação, à acessibilidade dos conteúdos em qualquer computador com ligação à Internet a qualquer hora.
Avaliar e selecionar a informação disponível na Internet não é uma tarefa fácil pois verifica-se cada vez mais a facilidade com que é disponibilizada informação, por qualquer pessoa ou organização e a ausência de validação de conteúdos (pois nem sempre a informação encontrada é fiável), o que implica a necessidade de selecionar apenas a que é pertinente.
A recolha de bibliografia só será eficiente se forem corretamente selecionados os recursos adequados, se for compreendida a forma como a informação é descrita e estruturada e se for avaliada de forma crítica.
Existem vários autores que identificam diversos critérios para a avaliação da informação recolhida na Internet, consoante a finalidade a que se destinam. Da análise efetuada, as bibliotecas da UA sugerem resumidamente uma avaliação assente em duas dimensões: visualização e conteúdo.

Relativamente à visualização deverão ser analisados os seguintes elementos:

    > Domínio (prefira sites com domínio .edu, .gov, .org, .eu e dispense os de domínio .com e .net);
    > Navegação (procure o mapa do portal ou a tabela de navegação para compreender a estrutura da organização da informação).

Quanto ao conteúdo deverão ser analisados os seguintes elementos:

    > Autoria/responsabilidade (verifique se o autor do portal / texto se identifica e quais são as suas qualificações);
    > Contactos (confirme se os contactos estão visíveis e se permitem interação);
    > Ligações (verifique se o portal/texto tem ligações para outros recursos que suportem os conteúdos apresentados e se estes funcionam);
    > Data de atualização (analise qual a última data de atualização do portal/texto);
    > Rigor e objetividade (procure saber se a informação é clara e fiável);
    > Publicidade (avalie se o portal tem publicidade e de que tipo).

Estes são apenas alguns dos elementos que devem ser analisados para a avaliação da informação recolhida da Internet no entanto, consoante a finalidade a que se destinam, outros critérios deverão ser contemplados.

Boas pesquisas!

Crédito da fotografia: Paul Skorupskas – https://unsplash.com/@pawelskor

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