Artigos científicos

Os artigos científicos são o principal meio de comunicação e difusão dos resultados da investigação científica e na maioria dos casos, são publicados em revistas científicas.

 LOCALIZAÇÃO 

Podem ser localizados através de bases de dados de artigos científicos, de repositórios de documentos digitais, institucionais ou temáticos, de sistemas agregadores de bases de dados e motores de pesquisa web, como é o caso do Google Scholar. Estas fontes de informação oferecem informação estruturada sendo fundamentais para a realização de trabalhos académicos e científicos.

  • Bases de dados

As bases de dados de artigos científicos são fontes de informação que reúnem revistas científicas de diversos editores científicos.  Disponibilizam informação estruturada com várias possibilidades de refinamento da pesquisa e termos controlados.  O acesso está limitado à rede da UA.

› Scopus [base de dados multidisciplinar]
› Academic Search Complete [base de dados multidisciplinar]

  • Sistemas agregadores

Permitem realizar pesquisas em vários recursos em simultâneo, tais como, bases de dados de artigos científicos e de editores, bibliotecas digitais, livros eletrónicos, teses, páginas web, etc.

› Google Scholar
RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

+ informação:
pesquisa de artigos científicos – http://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/artigos
acesso a conteúdos eletrónicos subscritos pela UA – http://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/comoposso

Imagem: https://pixabay.com/photo-1209718/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.